Vasco mapeia mercado sul-americano e meia Montoya é analisado

Colombiano, que atua no All Boys, da Argentina, é um dos alvos da diretoria. Do Brasil, clube tem negociações adiantadas com pelo menos dois atletas

Bruno Braz e Rodrigo Ciantar - 14/05/2013 - 06:31 Rio de Janeiro (RJ)

Santiago Montoya (Foto: Divulgação)

O Vasco segue tentando viabilizar contratações e terá novidades até a próxima semana. A diretoria aguarda pelo término de campeonatos estaduais para anunciar, pelo menos, dois reforços. Mas, além disso, está de olho nos mercados europeu e sul-americano para o segundo semestre.

Na Argentina, o jovem meia colombiano do All Boys, Santiago Montoya, de 21 anos, desperta interesse. O Vasco tem a concorrência de clubes locais pelo atleta. Segundo o LANCE!Net apurou, a diretoria cruz-maltina já sabe quanto precisará desembolsar para contratá-lo.

De fato, o mercado sul-americano tem sido mapeado pelo Vasco. O nome de Montoya ganhou força internamente nas últimas semanas. Mas a diretoria, como de praxe, ainda evita falar de nomes.

Coincidentemente, porém, no último domingo, em entrevista à Rádio Tupi, o diretor executivo de futebol do Vasco, René Simões, citou justamente o All Boys ao ser perguntado sobre o interesse em jogadores de clubes sul-americanos.

– Já ouviu falar no All Boys, no Libertad, no Peñarol? Todos têm jogadores interessantes – disse René Simões, citando o trabalho do departamento de captação do clube.

No Brasil, quem está perto de ser anunciado é o zagueiro Rafael Vaz, do Ceará. O Vasco aguarda pelo término do estadual local para evitar problemas. Ainda há mais um atleta com negociação adiantada com o clube.

Veja lances do meia colombiano, que interessa ao Vasco


Departamento de captação é trunfo

Desde que René Simões chegou, o Vasco iniciou um processo para mapear jogadores em clubes brasileiros e estrangeiros. Foi criado, então, o departamento de captação.

Esse tem sido um dos trunfos da diretoria. Para ficar à frente desse processo, René Simões convocou Clóvis Oliveira, que já trabalhava no clube, mas nas categorias de base. Ele tem feito viagens seguidas para observar atletas.

Recentemente, o profissional esteve no interior de São Paulo para observar alguns jogadores do Mogi Mirim, destaque no Campeonato Paulista. O atacante Henrique, inclusive, já foi contactado. A ideia é ampliar esse projeto, como pelo menos mais cinco profissionais auxiliando.

– Estamos com um departamento de captação. O gerente é o Clóvis, tem rodado muito por aí. Serão cinco pessoas o tempo todo no Brasil, na América do Sul. Tem programa de estatística que é possível ver o jogo integral de qualquer jogador, em qualquer tempo, em qualquer lugar – disse René, à Rádio Tupi.

Jogadores de ponta viriam do futebol europeu

Entre apostas do mercado brasileiro – e possivelmente do sul-americano – a diretoria do Vasco também busca referências para a equipe. Por isso, aguarda pela abertura de janela de transferências internacionais para contratar jogadores de ponta da Europa.

O favorito, e que já foi divulgado pela diretoria, é o goleiro Helton. Ele tem contrato com o Porto (POR) até julho do ano que vem, mas poderia encurtar o vínculo para defender o Vasco. Por ter uma passagem destacada pelo clube, é visto como ídolo que poderia suprir as saídas recentes de Juninho, Felipe e Dedé.

A diretoria ainda quer mais dois ou três jogadores tops para montar a espinha dorsal do time. Vai buscar um zagueiro, um apoiador e um atacante.

Você comentarista: