Autódromo do Rio: pista de treinos e kartódromo são novidades

Instalações serão erguidas dentro do novo complexo automobilístico carioca, em Deodoro.

Michel Castellar - 13/06/2012 - 07:01 Rio de Janeiro (RJ)

Para evitar o desgaste da pista principal, será erguido no autódromo de Deodoro uma pista para treinamentos. Ela será inspirada em experiências internacionais e destinada tanto para a iniciativa privada quanto para o poder público.

– Essa pista de treinamento é utilizada em diversos autódromos do mundo. É usada para aulas de direção defensiva, aprimoramento de forças policiais e do Corpo de Bombeiros – disse o consutor de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, André Brandão.

De acordo com Brandão, um dos objetivos é o de reviver o projeto inicial do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, que contava com várias oficinas em seu entorno para gerar empregos.

Outra novidade será a construção de um kartódromo, que também ajudará no uso racional do complexo automobilístico. Principalmente, por ser uma atividade que será realizada durante todo o ano.

Um Centro de Exposições ao ar livre, voltado para a realização de feiras de veículos e eventos correlacionados, também será erguido dentro do complexo.

Pólo esportivo será construído

Por ser uma área carente da Zona Oeste e ter uma das maiores concentrações de jovens do Rio, Deodoro foi escolhido para ser um novo pólo esportivo. Tanto que, além do novo autódromo, o bairro será um dos quatro centros de competições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016.

Para o evento mundial, serão erguidos um Parque Radical para mountain bike, BMX, canoagem slalom, além de duas arenas: uma para a esgrima e a outra para o pentatlo moderno.

Os investimentos se somarão aos feitos no Pan-Americano-2007, quando foram construídos os Centros de Tiro Esportivo e Hipismo.

Você comentarista: