Portuguesa: de 'Barcelusa' ao rebaixamento no estadual

Equipe do técnico Jorginho tem desempenho pífio no Paulistão 2012 e disputará Série A2 no ano que vem

LANCEPRESS! - 15/04/2012 - 20:35 São Paulo (SP)

Mirassol x Portuguesa (Foto: Sidnei Costa)

Após um ótimo ano de 2011, que culminou com o título da Série B do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa amarga agora o rebaixamento no Campeonato Paulista, confirmado ontem após a derrota por 4 a 2 para o Mirassol.

A Lusa termina a primeira fase do Paulistão Chevrolet 2012 na 17ª colocação, com 18 pontos conquistados. Em 19 partidas da primeira fase, a equipe do técnico Jorginho acmulou quatro vitórias, seis empates e nove derrotas, com 22 gols marcados e 19 tentos sofridos.

Lateral-direito da Portuguesa, Ricardo Oliveira foi um dos únicos a falar com a imprensa após a partida. O jogador espera que a diretoria se mobilize, a fim de evitar novo vexame.

- Precisamos muito de reforços. Espero que a diretoria reforce o time, tragam mais gente, para não termos esse desespero que tivemos no Paulistão – declarou.

A Portuguesa vinha se mantendo na elite do estadual desde 2008, após conquistar o acesso em 2007.

SOBE E DESCE DA LUSA

2007
Conquistou o acesso para a Série A do
Brasileiro e para a Série A1 do Paulistão.

2008
Permaneceu no Paulistão e foi
rebaixado no Brasileiro.

2009
Fez boa campanha na Série B do
Brasileiro, mas não subiu por pouco.

2010
Se manteve na A1 do Estadual e, mais
uma vez, não conseguiu o acesso para a
elite do Brasileirão.

2011
Com uma ótima campanha e ganhando
o apelido de 'Barcelusa', a equipe sagrou-
se campeã da Série B e retornou à elite
do Campeonato Brasileiro.

A PARTIDA

Em uma tarde quente na cidade de Mirassol, Lusa e Leão travaram uma partida de altos e baixos para ambas as equipes.

Na primeira etapa, o Mirassol foi extremamente superior. Aos 36, Henrique Dias abriu o placar para o Leão, após rebote do goleiro Weverton. Seis minutos depois, aos 42, Henrique Dias testou para marcar o segundo do Mirassol. Sem espaços na partida, a Portuguesa foi para o intervalo sob pressão, e aguardando o resultado de Botafogo-SP e Guarani.

Na segunda etapa, logo aos nove minutos, Preto fez boa jogada e anotou o terceiro do Leão. A partir daí, a Lusa melhorou na partida. Ananias fez o primeiro aos 14, e Luís Ricardo, aos 19, fez o segundo dos visitantes. Mas o Leão reagiu, e com Xuxa, aos 38 da etapa final, marcou o quarto gol e sacramentou a vitória no estádio Maião.

Apesar da derrota, a Lusa ainda se mantinha na elite, pois Botafogo-SP e Guarani empatavam em 1 a 1. Mas o atacante Clebinho, do Pantera, marcou aos 43 da etapa final e salvou o time de Ribeirão Preto, confirmando o rebaixamento da Lusa.

MIRASSOL ESTÁ NA SÉRIE D

Com a vitória, o Leão disputará a Série D do Campeonato Brasileiro, juntamente com o Mogi Mirim. É a segunda vez que o Leão da Alta Araraquarense disputa o nacional, sendo a primeira no ano passado. Na ocasião, o Mirassol chegou perto do acesso para a Série C, mas foi elminado pelo Oeste.

FICHA TÉCNICA

MIRASSOL 4 X 2 PORTUGUESA

Local: José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP)
Data/hora: 15/4/2012 – 16h
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho
Auxiliares: Vicente Romano Neto e David Botelho Barbosa

RENDA/PÚBLICO: R$ 28.061,00 / 2.927 pagantes
CARTÕES AMARELOS: Willian Simões (MIR); Danilo, Rogério e Weverton (POR)
CARTÕES VERMELHOS: -
GOLS:Henrique Dias, 36'/1ºT (1-0); Henrique Dias, 42'/1ºT (2-0); Preto, 10'/2ºT (3-0); Ananias, 14'/2ºT (3-1); Luís Ricardo, 19'/2ºT (3-2); Xuxa, 38'/2ºT (4-2)

MIRASSOL: Fernando Leal, Samuel, Matheus Ferraz, Dezinho e Willian Simões (Eric, 40'/1ºT); Sérgio Manoel, Alex Silva (Malaquias, 27'/2ºT), Luciano Sorriso e Xuxa; Preto (Borebi, 24'/2ºT) e Henrique Dias. Técnico: Ivan Baitello.

PORTUGUESA:Wéverton, Luís Ricardo (Danilo, 35'/2ºT), Rogério, Renato e Ivan (Raí, 18'/1ºT); Léo Silva, Guilherme, Boquita (Rodriguinho, Intervalo) e Henrique; Ananias e Ricardo Jesus. Técnico: Jorginho.

Você comentarista: