Semifinal e rebaixamento: última rodada do Carioca reserva emoções

Campeão, Fla aguarda apenas definição do quarto colocado. Flu e Vasco disputam o segundo lugar, enquanto Cabofriense e Boavista lutam pela última vaga. Na parte de baixo, Duque de Caxias, Audax e Resende tentam se salvar

LANCEPRESS! - 17/03/2014 - 12:20 Rio de Janeiro (RJ)

Flamengo elimina o Botafogo e conquista a Taça Guanabara (Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)

Com Fla, Flu e Vasco já classificados para as semifinais da Taça Rio, a emoção da última rodada da Taça Guanabara fica por conta da decisão da última vaga e, além disso, da ordem dos confrontos. Já garantido em primeiro, o Flamengo aguarda a definição do quarto colocado para conhecer seu adversário. A Cabofriense, oponente mais provável, precisa de um ponto no jogo contra o próprio Rubro-Negro para se garantir. Assim como o Fluminense, que depende apenas de si para confirmar a segunda colocação e a vantagem de jogar por dois empates diante do terceiro colocado, que nas quatro hipóteses de classificação final, em duas tem o Vasco como rival.

A vitória sobre o Botafogo e a derrota da Cabofriense, deixaram o Boavista vivo pela última vaga na fase de mata-mata. O time de Bacaxá precisa vencer o Bangu em casa, torcer para que o rival de Cabo Frio perca para o Flamengo e ainda tem que tirar uma desvantagem de cinco gols de saldo. Caso consiga o feito, a equipe do técnico Américo Faria se classificaria em quarto e seria o rival do Fla nas semifinais.

Já classificados, Fla, Flu e Vasco aguardam definição para a última vaga nas semifinais. Cabofriense e Boavista estão na briga pela quarta vaga (Fotos: LANCE!Press)

Nas semifinais, o mais provável é que Flamengo enfrente a Cabofriense, enquanto Fluminense e Vasco façam o clássico valendo vaga para a final. No entanto, outras possibilidades prometem movimentar a tabela. Fla e Vasco podem reeditar o clássico mais polêmico do campeonato desde que o Rubro-Negro perca para a Cabofriense e o Cruz-Maltino não pontue diante do Duque de Caxias. Outra possibilidade para o Fla, mas esse muito menos provável, é enfrentar o Fluminense na semifinal. Mas para isso, Cabofriense e Vasco tem que vencer seus jogos, torcer para uma derrota do Tricolor e o time de Cabo Frio ainda descontar uma desvantagem de dez gols de saldo.

Por outro lado, a 15ª rodada promete forte emoções na parte parte de baixo da tabela. Isso porque três times brigam para não cair para a Série B do Carioca. Resende, Audax e Duque de Caxias podem até disputar um triangular caso haja um empate triplo em número de pontos. A situação mais complicada é do Tricolor da Baixada.

Além de ser o último colocado, com apenas nove pontos, precisa vencer o Vasco, em São Januário e ainda torcer para que os rivais não pontuem. O Audax, com 11, precisa vencer o Macaé e torcer para que o Resende não triunfe diante do Madureira. O time da Região Sul-Fluminense depente apenas de si para se manter na elite do Estadual.

A 15ª RODADA DA TAÇA GUANABARA:

Flamengo x Cabofriense
Vasco x Duque de Caxias
Fluminense x Volta Redonda
Madureira x Resende
Audax x Macaé
Boavista x Bangu
Friburguense x Bonsucesso
Botafogo x Nova Iguaçu

Você comentarista: