Mais seguro, Thiago Pereira foca nos 200m medley em Londres

Nadador aponta falhas no fim do ciclo olímpico para Pequim-2008 e diz que não repetirá os mesmos erros em 2012

LANCEPRESS! - 05/07/2012 - 18:09 São Paulo (SP)

Thiago Pereira - Troféu Maria Lenk (Foto: Satiro Sodré/AGIF)

Thiago Pereira já definiu suas prioridades para os Jogos Olímpicos de Londres. Conhecido por ser o recordista brasileiro de medalhas em Jogos Pan-Americanos, são 18, o nadador irá concentrar o seu esforço sobretudo nos 200m medley na Olimpíada. Os 400m medley e o revezamento 4x100m medley - outras provas para as quais ele está classificado - ficarão em segundo plano.

- Temos de tirar um pouco desta confusão. Não quero que o Thiago seja só bonzinho em várias provas. Você tem de ser o melhor em uma prova, pelo menos. Apesar de haver muitas coisas em comum nos 200m e 400m medley, o foco principal está nos 200m - afirmou o técnico de Thiago Pereira no PRO 16, Alberto Silva.

Albertinho, mentor de longa data de Cesar Cielo, começou a trabalhar com Thiago Pereira no ano passado, antes dos Jogos Pan-Americanos. A princípio, o trabalho seria apenas até a competição em Guadalajara. Após isso, o nadador voltaria aos Estados Unidos para a sua fase final da preparação olímpica.

No entanto, o fluminense se adaptou rapidamente ao método de trabalho de Albertinho, o que o fez permanecer treinando na mesma equipe até a Olimpíada. No PRO 16, Thiago diz que encontrou aquilo que faltou a ele antes dos Jogos de Pequim, há quatro anos.

- A preparação para Londres foi bem melhor do que para Pequim. Lá eu não consegui focar, treinar o que eu tinha de treinar depois do Pan do Rio (em 2007). Dessa vez, eu fiz do jeito que eu tinha de fazer. Estou no peso ideal, me cuidei o máximo. Esses fatores me passam uma segurança bem maior - disse o nadador, em sua última entrevista coletiva antes de viajar para Londres, em 15 de julho.

Já para Londres, Thiago não se intimida com a concorrência forte. Novamente, ele terá pela frente os americanos Michael Phelps e Ryan Lochte, além do húngaro Lazslo Cseh, como os principais rivais.

Contudo, o brasileiro prefere manter a concentração apenas em seu desempenho para desencantar em Jogos Olímpicos. Em Londres, Thiago se vê em condições de obter os seus melhores tempos da carreira, obtidos ainda com os trajes tecnológicos (1m55s55 nos 200m medley e 4m08s86 nos 400m medley).

Tais marcas colocariam ele no terceiro lugar no ranking mundial de 2012, somente atrás dos dois fenômenos dos Estados Unidos.

Você comentarista: