CBF antecipa janela de transferências do exterior

Clubes podem importar jogadores de 20 de junho a 20 de julho

LANCEPRESS! - 14/05/2012 - 11:35 Rio de Janeiro (RJ)

Assim como aconteceu em 2011, a CBF decidiu antecipar a janela de transferências internacionais para os clubes brasileiros. A entidade confirmou a medida nesta segunda-feira, por meio de uma nota no site oficial. Com a decisão, o período de contratação de jogadores de fora do Brasil passa a ser entre os dias 20 de junho e 20 de julho. Inicialmente, a importação de reforços aconteceria de 1 a 31 de agosto.

Zé Roberto, reforço do Grêmio, e Cáceres, que vai para o Flamengo, poderiam estrear no Brasileirão a partir da 6ª rodada do Brasileiro (FOTO: Reuters)


Para fazer a mudança, a entidade precisou do aval da Fifa, obtido na viagem feita pelo presidente José Maria Marin a Zurique, na Suíça, na semana passada. Ano passado, pressionada por alguns clubes que queriam seus astros em campo mais cedo no Brasileirão, a CBF também adotou a mesma medida.

A antecipação da janela vai ajudar Grêmio e Flamengo a terem seus reforços a partir da sexta rodada da Série A. O Tricolor Gaúcho poderá ter Zé Roberto, que veio do Al Gharafa, do Qatar, já na primeira parte do Brasileirão. O Rubro-Negro poderá contar também com o volante Cáceres, do Libertad, que só chegará ao Rio de Janeiro após o encerramento da participação do clube paraguaio na Copa Santander Libertadores.

A iniciativa da CBF pode movimentar ainda mais o mercado de transferência de jogadores. O Botafogo, por exemplo, negocia com Seedorf e poderia ter o holandês antes, mesmo com o jogador tendo que cumprir férias após uma temporada inteira atuando pelo Milan, da Itália. O atacante Nilmar, rebaixado no Espanhol pelo Villarreal, é alvo de Corinthians e Internacional, entre outros clubes.

Você comentarista: