Anderson Silva x Jon Jones: 'Luta do Século' III?

Dana White deixa no ar possível confronto de campeões do UFC e LNET! procura especialistas para avaliar o possível duelo

Luis Fernando Coutinho, do MAIS - 12/07/2012 - 09:00 Rio de Janeiro (RJ)

Anderson Silva e Jon Jones (Fotos: Jed Jacobsohn/Zuffa LLC)

Depois de mais uma vez mostrar ao mundo que é o maior lutador de MMA da atualidade, Anderson Silva vive a expectativa sobre seu próximo compromisso no UFC. Após limpar a categoria dos médios, as especulações envolvendo uma nova ‘‘Luta do Século’’ já começaram: será que a organização conseguirá casar o combate entre Spider e Jon Jones?

Campeão dos meio-pesados, Jones, que vai defender seu cinturão em 1° de setembro contra Dan Henderson, já declarou diversas vezes que não gostaria de enfrentar Spider. O brasileiro, quando perguntado sobre o assunto, sempre se esquiva e diz que não pensa em um possível combate na categoria de cima.

Em entrevista após o UFC 148, onde Anderson nocauteou o falastrão Chael Sonnen no evento mais esperado do ano, Dana White deixou no ar a possibilidade do combate acontecer:

- Ele disse que não iria lutar contra o Chael Sonnen, então... - disse o cartola, que ainda completou:

- Eles estão dizendo que não querem a luta, mas vamos ver o que acontece. Não, eles não são amigos. Acho que eles apenas se respeitam como os campeões de suas categorias - concluiu ao programa americano ‘‘Jim Rome Show’’.

Para o combate acontecer, Spider teria de subir de categoria, algo que já fez antes. Porém, Jones tem um físico de peso pesado. Será que vem aí a ‘‘Luta do Século III’’? A conferir.

Bate-bola com Rodrigo Minotauro, ex-campeão do UFC

Quem você acha que venceria um possível confronto entre Anderson Silva e Jon Jones?

O Jon Jones é mais para um peso pesado do que um meio-pesado. Ele é maior e mais forte. Mas o Anderson tem condições de vencê-lo também. Com o jeito que Jones tem trocado em pé com os adversários, se fizer o mesmo com o Anderson, ele vai cair.

E uma luta entre Spider e George Saint Pierre?

Todos nós sabemos que são lutas que podem acontecer em algum momento. O UFC sempre tem vontade de fazer essas lutas dos sonhos e unificar os cinturões das categorias. Eu gostaria de ver uma luta entre o Anderson e o Saint Pierre.

Especialitas opinam

Guilherme cruz, repórter da Revista TATAME

‘‘Essa é uma luta complicadíssima para o Anderson. O Jones tem um Wrestling muito eficiente, e provavelmente evitaria qualquer tipo de trocação com o brasileiro. Spider teria de estar com uma defesa de quedas muito afiada. Em pé, ele é superior tecnicamente, mas o Jones fatalmente conseguiria a queda e abusaria das cotoveladas no ground and pound. É difícil apontar um favorito, mas tudo dependeria da defesa de quedas do “Spider. Porém, essa luta não tem nenhuma chance de acontecer. O Anderson já está chegando ao fim da sua carreira, embora continue voando, enquanto o Jones ainda é um garoto, evoluindo a cada luta. O Anderson sabe que tem muito a perder, e é desnecessário subir de categoria.''

Carlão Barreto, comentarista do canal Combate e ex-lutador de MMA

‘‘A Luta do Século para mim seria diferente. Seria entre dois ídolos de gerações diferentes do MMA. Marco Ruas contra Rickson Gracie... e por aí vai. Mas Anderso Silva é um artista. Um verdadeiro show man. Já Jon Jones, mistura o Anderson com a plasticidade e a inteligência. Os dois lutadores estão acima dos demais. Mas o justo seria a luta acontecer em um peso combinado: entre os médios e os meio-pesados, para ficar justo. Eu sou um cara que quero muito ver, mas não acredito que vá acontecer’’

Os prós e contras para o combate acontecer

Prós

Spider meio-pesado: Apesar de negar a subida de categoria, Anderson Silva já lutou duas vezes como meio-pesado. E os resultados foram espetaculares. Na duas apresentações que fez, Spider nocauteou James Irvin e Forrest Griffin no 1º round. O segundo, rendeu a Anderson um desempenho antalógico no UFC.

Bolsos cheios: Seria de longe a maior venda de pay per view, já que juntariam na mesma luta dois dos três maiores vendedores de lutas. As bolsas obviamente seriam enormes diante de uma luta tão grande.

Maior de todos: A luta definiria quem realmente é o melhor lutador de MMA do planeta e consagraria um dos dois.

Contras

''Amizade'': Jon Jones e Anderson Silva sempre alegam ser amigos. Apesar de nunca terem treinado juntos, Spider cumprimentou Jon Jones antes de entrar no octógono para enfrentar Sonnen. Aitude que o mesmo só faz com sua equipe

Tamanho: O americano tem o tamanho de um peso pesado. Seria como Spider, que é um peso médio, enfrentar um lutador duas categorias acima. A disparidade de tamanho é muito grande.

Legado: A luta só faria mal aos dois fora do octógono. O vencedor se tornaria o maior de todos, mas seria o responsável pos manchar a carreira do adversário, além de levar junto a anipatia dos fãs do perdedor

Você comentarista: