NBA está perto de confirmar jogo de pré-temporada no Rio de Janeiro

Confronto entre Washington Wizards e Chicago Bulls seria em outubro, na HSBC Arena

Fábio Aleixo - 03/03/2013 - 10:02 Enviado especial a Brasília (DF)

Nenê - Washington Wizards (Foto: Frederic J. Brown/AFP)

O sonho do torcedor brasileiro de ver uma partida da NBA no país se tornará realidade em outubro, em data ainda indefinida. Até o início da próxima semana, a direção da liga americana deve confiimar a realização da partida entre Chicago Bulls e Washington Wizards, do pivô Nenê. O local será a Arena HSBC, no Rio de Janeiro, que tem capacidade para receber até 18 mil espectadores.

O ginásio, ao lado do Maracanãzinho, é o único no país que é climatizado e atende às exigências da NBA. Porém, a maior capacidade - quase 8 mil assentos a mais - foi determinante na escolha.

A intenção era a de que o anúncio tivesse ocorrido durante os eventos que antecederam o Jogo das Estrelas da NBA, realizado no dia 17 de fevereiro. Porém, até aquela data, a liga ainda não havia definido todas as cidades ao redor do mundo que receberiam as partidas de pré-temporada, nem fechado completamente o calendário.

Além disso, à época, a NBA acertava os últimos detalhes com os governos estadual e municipal do Rio de Janeiro para a realização da partida. A liga considera fundamental a participação de órgõos públicos para que mais ações promocionais possam ser realizadas na cidade.

Nenhum representante da liga americana ainda confirma o jogo. Entretanto, uma pessoa que trabalhou nas negociações e esteve ontem em Brasília para acompanhar o Jogo das Estrelas do NBB afirmou ao L!Net que o anúncio da partida será a primeira de muitas novidades que a NBA pretende trazer para o país até 2016, ano da Olimpíada.

Como a NBA é parceira comercial e institucional da USA Basketball - a federação americana da modalidade -, as possibilidades de a seleção dos Estados Unidos fazer jogos no Brasil ao longo dos próximos quatro anos são grandes.

Você comentarista: