Macaé fecha elenco para o Campeonato Carioca

Alvianil aposta na manutenção da base para surpreender no Estadual

CRAQUE DO FUTURO - 18/01/2011 - 12:50 Rio de Janeiro (RJ)

A diretoria do Macaé Esporte conseguiu uma mistura de experiência e juventude para formar um elenco competitivo para a temporada de 2011. A equipe que vai estrear no Campeonato Carioca é praticamente a mesma que jogou o último jogo oficial contra o Criciúma, em outubro, pela Série C do Brasileirão.

Alguns veteranos, como o goleiro Lugão, o lateral-esquerdo Bill, o meia André Gomes, dão experiência ao elenco. Em contrapartida, o Macaé revelou o jovem Serginho e trouxe do Flamengo o garoto Vitor Saba, ambos jogam como armadores, e são as caras novas da equipe.

Na retaguarda do meio-campo, Gedeil e Osmar repetem a dupla da Série C. Os dois foram inclusive muito elogiados pelo atacante Luiz Mário, que fará sua estreia com a camisa do Macaé neste jogo contra a Cabofriense.

- O nosso time está bem entrosado e é muito rápido. Nossos volantes são muito bons. Lógico que vamos ficar bem mesmo com o ritmo de jogo, mas já deu para ver que nosso time vai longe nesta competição – destacou o atacante.

Outra aposta do Alvianil foi a permanência do técnico Dário Lourenço, que comandou a equipe norte fluminense na batalha da Série C, competição que o Macaé ficou em quinto e quase conquistou a vaga no Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão.

Time titular da estreia contra a Cabofriense

Goleiro
Everton – Foi titular na maior parte da Série C, mas perdeu a posição para Lugão na reta final por lesão e recuperou pelo mesmo motivo. É o goleiro escolhido pelo técnico Dário Lourenço, mas tem a sombra de Lugão.

Lateral-direito
Marcos Tamandaré – Disputou a Série B pelo ASA e vai fazer sua estreia pelo Macaé contra a Cabofriense. O jogador agradou o técnico Dário Lourenço nos treinos e chegou ao clube para ser titular.

Zagueiros
Daniel Melo – Único remanescente do setor que disputou a Série C do Brasileirão. É um dos homens de confiança de Dário Lourenço além de ser o cobrador das faltas de longa distância da equipe.

Ciro – Saiu na frente na briga com Eduardo Luiz para ser o titular. Foi companheiro de zaga de Daniel Melo na Série B do Carioca quando jogavam no América e este fator pode ter sido determinante na escolha do técnico Dário Lourenço.

Lateral-esquerdo
Bill – Chegou ao clube em 2008 e é uma das referências do Macaé. Mesmo aos 34 anos o jogador tem rendido bem nos campeonatos e é um triunfo da equipe macaense.

Volantes
Gedeil – Fez uma boa dupla com Osmar na contenção do meio-campo macaense no último ano. Além de desarmar também tem características de chegar ao ataque e fazer gols. Foi sondado pelo Criciúma após a Série C.

Osmar – Também estava na lista do Criciúma para possíveis reforços para esta temporada, mas permaneceu no Macaé. É um volante que sai para o jogo com muita qualidade e tem um chute muito forte. Costuma arriscar chutes de fora da área. Suas características lembram a do ex-volante do Flamengo Jonatas.

Meias
André Gomes – Capitão e principal jogador da equipe. Assim como Bill, está no clube desde 2008 e no último ano foi o artilheiro do Macaé no ano, com 12 gols. É especialista em cobranças de falta e é querido no grupo. É o símbolo do Macaé Esporte.

Danilo – É o dono da camisa 10 pelo menos na estreia do Macaé. O entrosamento com André Gomes no setor e a velocidade são fatores positivos. Tem a sobra dos jovens Vitor Saba e Serginho. Foi bem em 2010, mas não se firmou como titular. Vai ter outra oportunidade no Carioca.

Atacantes
Luiz Mário – É a principal contratação do Macaé e vai dividir com André Gomes o status de principal jogador. Faz sua estreia no jogo contra a Cabofriense. Não fez nenhum gol na Série B pelo ASA, mas é ídolo da torcida de Arapiraca. Demonstrou nos treinamentos muita qualidade e foi elogiado pelos companheiros.

Robson – É rápido e joga pelos lados do campo. Sua entrada da equipe principal dá mais mobilidade para o time. Porém, o técnico Dário Lourenço gosta de um jogador de referência na área. Vai ter a chance de confundir o treinador neste primeiro jogo.

Técnico
Dário Lourenço – Esta na sua terceira passagem pelo Macaé e desta vez encontrou a melhor estrutura. Por pouco não conquistou o acesso a Série B do Brasileirão e já declarou que este grupo tem tudo para chegar longe nesta temporada. Levou o Volta Redonda ao inédito Vice- Campeonato Carioca em 2005 e já treinou o Vasco da Gama.

Reservas

Goleiros
Lugão – Vai ser sombra de Everton. Teve algumas lesões no último ano e na pré-temporada e acabou perdendo a vaga de titular. Foi o goleiro do Volta Redonda vice-campeão Carioca junto com Dário Lourenço, em 2005.

Rerisson – Tem 22 anos e é o terceiro goleiro da equipe. É novo e nas lesões recentes de Lugão e Everton ficou no banco de reservas.

Anderson – Tem 26 anos e é nascido em Macaé. É o quarto goleiro da equipe e poucas vezes teve oportunidade no clube

Lateral-direito
Johnatan – Foi titular na Série C do Brasileirão e perdeu espaço com a chegada de Marcos Tamandaré.

Lateral-esquerdo
Elton Macaé – Pela primeira vez vai jogar no time da sua cidade. Já defendeu o Grêmio e nas categorias de base do Vasco. Será reserva de Bill no Estadual.

Zagueiros
Eduardo Luiz – Vai brigar com Ciro para ser o companheiro de Daniel Melo na zaga. Pode ser aproveitado pela sua qualidade na saída de bola e nos desarmes.

Admilton – Foi lançado por Dário Lourenço no Paysandu e indicado pelo comandante macaense. Não será titular, mas tem a confiança do técnico.

Reinaldo Melão – Fez testes com alguns jogadores e ficou no elenco macaense. Passou pelo futebol do Vietnã, Boavista e Duque de Caxias. Corre por fora na briga pela zaga.

Volantes
Romário – Chegou para disputar a vaga no meio-campo com Gedeil. Impressionou pelo forte poder de marcação demonstrado nos treinos. Vai ser aproveitado no decorrer do campeonato.

Rincón – Único do trio do ASA que ainda não é titular. O técnico Dário Lourenço já acenou que pretende utilizá-lo. Treinou entre os titulares no lugar de Osmar e pode ser uma das opções do técnico no Carioca.

Marciel – Teve uma lesão forte no último ano e ainda não treina com bola. No último coletivo, apenas deu algumas voltas em ao redor do campo. Já passou por times grandes como o Fluminense e Vasco

Meias
Vitor Saba – Pertence ao Flamengo e foi emprestado ao Macaé com status de craque. Sua principal qualidade é a visão de jogo e vai brigar pela vaga no meio-campo do Macaé.

Serginho – Revelado nas divisões de base do clube, ganhou confiança após marcar o gol da virada do Macaé contra o Criciúma, pela Série C do Brasileirão. Sua posição de origem é a mesma de André Gomes, mas o técnico Dário pode usá-lo no lugar de Danilo.

Victor Hugo – Sofreu uma lesão séria na véspera do Carioca da última temporada e ficou afastado dos gramados por um ano. Ainda não assinou contrato e deve renovar até o fim do Carioca.

Atacantes
Éder Machado – Veio do futebol português para ser o dono da camisa 9 do Macaé. É forte e tem um chute potente com a perna esquerda, porém ainda está fora de forma. Não deve ser titular nas primeiras rodadas da Guanabara.

Bruno Luiz – Foi o artilheiro da equipe na Série C com três gols. Sofreu uma lesão no último ano quando era titular absoluto da equipe. Depois que se recuperou, não voltou ao time titular e agora perdeu espaço com a chegada de alguns atacantes.

Hyantony – É carioca, mas desde cedo jogou no futebol gaúcho. Foi um dos principais goleadores do Campeonato Gaúcho de 2010. Porém, na Série C jogando pelo Luverdense, não fez nenhum gol. Tem agradado nos coletivos.

Marquinhos – É bicampeão mundial jogando pelas categorias de base de Fluminense e São Paulo. Ainda não teve uma oportunidade, mas ainda é considerado imaturo para ocupar uma vaga no time titular.

Adão – Se profissionalizou há quatro anos, quanto tinha 27 e no último ano também sofreu com as lesões. É opção no banco de reservas.

Você comentarista: