Lyoto admite inspiração em Pettis para 'voleio' usado em luta contra Mousasi

Carateca brasileiro afirma que golpe arriscado pela primeira vez em lutas foi inspirado nos movimentos do campeão dos leves do UFC: 'Admiro o estilo do Anthony'

João Pedro Marins e Luis Fernando Coutinho - 18/02/2014 - 12:27 Rio de Janeiro (RJ)

Lyoto Machida (FOTO: João Pedro Marins)

Quem assistiu ao UFC de Jaraguá do Sul, no último sábado, pôde perceber que Lyoto Machida usou e abusou de seus chutes para alcançar a vitória na decisão unânime contra Gegard Mousasi. Nenhuma novidade se tratando de um carateca do nível do brasileiro. Porém, dentre os inúmeros ataques feitos com o pé, um deles chamou a atenção. Por pelos menos três vezes, o lutador arriscou um novo chute em seu arsenal. Parecido com um voleio de futebol, ou até uma "meia-lua", denominação usada na capoeira, o golpe foi usado por Machida algumas vezes no confronto. E, segundo o próprio, a inspiração se chama Anthony Pettis.

Em entrevista ao LANCE!Net, Lyoto afirmou que teve a ideia de fazer o golpe após ver o americano usá-lo dentro do octógono. O carateca disse que treinou muito o movimento e na hora do combate com Mousasi foi natural que o movimento saísse.

- É um golpe que sempre procuramos melhorar. Já vi o Pettis fazendo isso uma vez, gostei do movimento e pensei em tentar fazer também. Foi uma coisa natural. Quando você está treinando muito, sem querer sai - declarou Lyoto, em conversa com a reportagem no Rio de Janeiro.

Em julho do ano passado, Machida e Pettis estiveram juntos para um evento promocional do UFC 163 - onde o americano enfrentaria José Aldo - e o carateca chegou a tentar combinar um treinamento com Anthony. Porém, as agendas não bateram e o encontro ficou para o futuro. 

Lyoto apoia braço no chão e arrisca chute alto em Mousasi (FOTO: Alexandre Loureiro/Inovafoto)

- Nunca treinei com o Pettis e não conseguimos treinar juntos daquela vez. Ele é ótimo, um grande lutador. Admiro o estilo dele. É um cara que tenta inovar e apresenta sempre novas técnicas. Acho que isso é muito importante no MMA. Se você colocar um movimento surpresa, você consegue sair na frente. O Pettis faz isso muito bem - elogiou.

Anthony Pettis é conhecido como "Showtime" (Hora do show, em português) devido a suas apresentações expressivas desempenhadas dentro do octógono. O campeão peso-leva do Ultimate, entre tantos golpes, tem em seu currículo um dos chutes mais incríveis da história do esporte: o "Showtime kick".

Você comentarista: