Iluminação artificial do campo é apresentada

Com refletores apagados, máquinas de luz são acionadas para mostrarem o efeito sobre o gramado principal do estádio

Vinícius Perazzini - 08/08/2012 - 20:06 Rio de Janeiro (RJ)

Máquinas de iluminação já são usadas no Engenhão (Foto: Vinícius Perazzini)

A apresentação oficial das máquinas de iluminação artificial do gramado do Engenhão, nesta quarta-feira, foi impactante. Nesta noite, antes do jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, as pessoas que chegavam ao estádio puderam ver a ação das ferramentas, já acionadas, em cima do gramado.

- O Botafogo é pioneiro nesse aspecto (manutenção do gramado) no Brasil e o clube que quer ter um estádio de qualidade no futuro precisa ter essas máquinas - afirmou o diretor executivo do clube, Sergio Landau.

Os refletores do estádio foram apagados exatamente para que se pudesse mostrar o contraste e o efeito das fortes luzes que ficavam sobre o campo. Posicionadas sobre uma boa parte da extensão do gramado, as máquinas de luz artificial demonstravam muita potência. Os membros de imprensa que foram convidados para ver de perto o novo "reforço" tiveram uma vista privilegiada do efeito, junto à pista de atletismo, ao lado do campo.

Luz artificial é testada antes de Botafogo x Palmeiras (Foto: Vinícius Perazzini)

 Os produtos, adquiridos em fevereiro por cerca de R$ 2,2 milhões, têm o intuito de melhorar a qualidade do gramado do Engenhão e fazê-lo crescer mais rapidamente. As seis máquinas vieram de navio desde Amsterdã, na Holanda. Elas também são usadas em outros estádios famosos, como o Camp Nou, do Barcelona (ESP), Santiago Bernabéu, do Real Madrid (ESP), e o Old Trafford, do Manchester United (ING).

O campo tem sofrido com o desgaste por causa da sequência de jogos no Engenhão. Partidas de Flamengo e Fluminense, por exemplo, foram transferidas após o pedido do Botafogo junto à CBF.

Você comentarista: