Grêmio retira painel e calçada da fama para levar a Arena

Azulejos alusivos aos Jogos Mundiais Universitários de 63 começam a ser removidos. Segunda é a vez dos 'pés' dos ídolos

LANCEPRESS! - 08/08/2012 - 17:50 Porto Alegre (RS)

Processo de remoção de azulejos começou nesta terça no Olímpico (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O Grêmio começou nesta terça-feira, de certa forma, a mudança do Olímpico para a Arena. Uma empresa especializada iniciou a retirada de um painel de azulejos, referentes à Universíades (Jogos Mundiais Universitários), disputada no estádio em 1963. Na segunda-feira, é a vez da remoção da Calçada da Fama, que também será mantida na nova casa.

Composto por azulejos coloridos, o quadro, que fica no portão 3, passará por um processo de restauração. Além disso, se por ventura algum pedaço for danificado, também será reposto.

- Lógico que nem sempre é possível evitar que o azulejo trinque ou até mesmo quebre, mas ele será reposto ou restaurado – explicou a restauradora Alice Prati, responsável pessoalmente pelo delicado trabalho.

Já a Calçada da Fama, onde Jardel deixou seus pés na última semana, será transportada para a Arena. O início o processo de remoção será na segunda-feira, nas primeiras horas da tarde. Todas as ações fazem parte de um cuidado em manter o Olímpico vivo na Arena. Um espaço especial para o estádio será construído no museu. Taças e documentos do Memorial Hermínio Bittencourt também passam por restauração.

O Grêmio irá se mudar em definitivo no final de 2012. A OAS promete entregar a Arena pronta já em novembro. Dia 8 de dezembro, um jogo contra o Hamburgo, da Alemanha, acontece a inauguração.

Você comentarista: