Djokovic exalta Sérvia e coloca Federer como favorito em Londres

Tenista lamenta ausência de Nadal e diz que suíço leva vantagem por ser o atual campeão de Wimbledon

Fábio Aleixo - 26/07/2012 - 13:33 Enviado a Londres (ING)

Novak Djokovic (Foto: Ben Stansall/AFP)

Um dos favoritos ao ouro em Londres-2012, o tenista Novak Djokovic lamentou a ausência de Rafael Nadal, machucado, no torneio e colocou, nesta quinta-feira, Roger Federer, número 1 do mundo, como principal candidato ao título olímpico. Para o sérvio, a disputa será equilibrada e especial pelo fato de os atletas estarem representando seus respectivos países.

- Definitivamente é uma perda para o tênis e para a Olimpíada não ter Nadal jogando aqui. Como atual campeão de Wimbledon, Roger Federer tem a maior chance de ganhar o ouro, mas temos outros grandes jogadores, como Murray e Tsonga. Jogos Olímpicos são diferentes, é como se você jogasse uma competição de times usando as cores do país - afirmou o tenista, que se disse recuperado da derrota no Grand Slam.

O ex-número um do ranking não lamentou o fato de ter perdido a posição para Federer e fez projeções otimistas para o futuro:

-Tive muita sorte de ser o número um do mundo no ano passado, mas ainda acredito que há muitas coisas grandes para vir. Roger merece a posição de número um, ele ganhou o torneio mais importante do mundo - disse o sérvio.

Além de defender sua terra natal no tênis, o jogador terá a responsabilidade de ser o porta-bandeira da delegação durante a cerimônia de abertura, nesta sexte-feira, algo considerado por ele uma "chance única".

- É uma experiência única, uma chance única na vida, vou tentar desfrutar todo o momento. Há muitos outros atletas que merecem estar na minha posição, mas é uma experiência que terá um lugar especial no coração - comemorou Djokovic, que estará no Brasil em novembro, para a disputa de partidas de exibição.

Você comentarista: