Barão prevê vitória sobre Faber por nocaute 'no máximo no quarto round'

Atleta brasileiro defende cinturão da categoria peso-galo contra americano na edição 169 do Ultimate e organização divulga vídeo de contagem regressiva para o evento

LANCEPRESS! - 28/01/2014 - 16:30 Rio de Janeiro (RJ)

FOTOS: O último treino de José Aldo e Barão no Brasil antes do UFC 169 (Foto: Alexandre Loureiro/UFC)

Neste sábado, Renan Barão defende pela primeira vez o cinturão dos galos como campeão absoluto da categoria. O brasileiro, que permaneceu como campeão interino da divisão durante um ano e meio, encara Urijah Faber na luta principal do UFC 169, que acontece em Newark, nos Estados Unidos.

Para a edição 169 do Ultimate, a princípio, Barão enfrentaria Dominick Cruz com o objetivo de unificar os cinturões interino e regular da divisão dos galos. Mas, após nova lesão sofrida pelo americano, o brasileiro foi promovido a campeão absoluto e Faber foi chamado para substituir Cruz. Em vídeo divulgado pelo UFC para promover o evento, Barão mostrou-se muito confiante para o duelo contra o "California Kid".


- Sou bastante agressivo e sempre tento lutar para cima o máximo possível. Meu objetivo é tentar nocautear ou finalizar a qualquer momento. Eu me vejo ganhando essa luta e nocauteando ele no máximo no quarto round - afirmou o brasileiro.

Esta não é a primeira vez que Renan Barão e Urijah Faber vão se enfrentar. Em 2012, o "California Kid" desafiaria Dominick Cruz pelo título dos galos, mas o então campeão da categoria sofreu uma lesão no joelho e teve de passar por uma cirurgia. Com o afastamento de Cruz do octógono, Barão e Faber disputaram o cinturão interino naquele mesmo ano. Comentando sobre essa luta, o americano relembrou problemas pessoais que passava na época, mas garantiu que isso não serve como desculpa para a derrota.

- Aquele ano foi ruim para mim. Não só pela luta cancelada (com Dominick Cruz), mas também porque passei por problemas familiares. Minha irmã sofreu um acidente de carro e o processo de recuperação foi brutal. E no meio disso, eu estava enfrentando um cara que estava invicto por quase 30 lutas. Eu não estava com a cabeça no lugar. Mas não uso isso como desculpa, a verdade é que Renan Barão foi o melhor lutador naquela noite - comentou o atleta, que ainda relatou como foi receber a notícia de que enfrentaria o brasileiro no UFC 169.

Faber e Barão se enfrentaram no UFC 149, em julho de 2012 (FOTO: UFC)

- Foi uma grande surpresa quando Dana me ligou oferecendo a oportunidade de lutar pelo título do UFC, com apenas três semanas de antecedência. Nunca fiquei fora de forma durante toda minha vida. Você tem que aproveitar as oportunidades quando elas aparecem para você. Vou chegar lá e tomar aquele cinturão. Ter aquele título significa tudo para mim. Se tudo ocorrer como o planejado, vou sair de lá como campeão - completou o americano.

A edição 169 do Ultimate está marcada para este sábado, a partir das 21h30, em Newark, nos Estados Unidos. Além do duelo entre Renan Barão e Urijah Faber, o evento conta ainda com a disputa do cinturão pes-pena entre José Aldo e Ricardo Lamas.

Confira abaixo todas as lutas do UFC 169:
CARD PRINCIPAL
Renan Barão x Urijah Faber
José Aldo x Ricardo Lamas
Frank Mir x Alistair Overeem
John Lineker x Ali Bagautinov
Jamie Varner x Abel Trujillo
CARD PRELIMINAR
John Makdessi x Alan Nuguette
Chris Cariaso x Danny Martinez
Nick Catone x Tom Watson
Al Iaquinta x Kevin Lee
Clint Hester x Andy Enz
Tony Martin x Rashid Magomedov
Neil Magny x Gasan Umalatov

Você comentarista: