Sem fazer esforço, Avaí vence o São Caetano

Time catarinense começa mal, mas melhora no segundo tempo e alcança a liderança provisória da Série B do Brasileirão

LANCEPRESS! - 22/05/2012 - 22:48 Florianópolis (SC)

Avaí x São Caetano - Campeonato Brasileiro (Foto: Petra Mafalda)

O Avaí nem precisava dificultar a vitória de 1 a 0 sobre o São Caetano, nesta terça-feira, na Ressacada, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Bastava apresentar no primeiro tempo a mesma atuação que teve no segundo. Assim, poderia vencer até com certa facilidade. Mas o resultado final acabou sendo mesmo pelo placar mínimo e com gol de pênalti, marcado por Cleber Santana.

A vitória dá ao time catarinense a liderança provisória da Série B, com quatro pontos. O Azulão é só o 16º. Na próxima rodada, marcada para terça-feira que vem, o Avaí viaja para o Rio Grande do Norte, onde vai enfrentar o América-RN, às 19h30, no Estádio Nazarenão. O São Caetano recebe o Bragantino, no mesmo horário, no Anacleto Campanella.

O JOGO

Mesmo com as duas equipes buscando a primeira vitória na Série B, o futebol apresentado na etapa inicial foi aquém do esperado. O Avaí errava muitos passes e não conseguia criar jogadas. Já o São Caetano até tentava aproveitar os erros do rival, mas acabava indo pelo mesmo caminho.

Mas o Azulão tinha uma diferença para o time catarinense. A equipe visitante marcava muito bem, pressionava a saída de bola e conseguia forçar erros. Em um deles, Leandro Silva recuou mal e Somália quase aproveitou, mas o zagueiro Renato Santos acabou se antecipando ao atacante.

Com o decorrer do primeiro tempo, no entanto, o Avaí foi melhorando e, aos poucos, conseguia chegar com mais frequência ao ataque. A dificuldade da equipe era furar a barreira dos paulistas, que se defendiam durante boa parte do tempo para tentar sair em contra-ataques.

AVAÍ VOLTA BEM MELHOR

O Avaí pareceu voltar mais disposto para a etapa final. A entrada de Diogo Orlando na vaga de Aelson - que quebrou o dente - melhorou a saída de bola da equipe, que passou a errar menos e atacar com mais perigo. Tanto que logo no primeiro minuto, o lateral-direito teve a chance de abrir o placar, mas acabou desperdiçando.

Pouco depois, os catarinenses tiveram outra oportunidade. Após jogada ensaiada em cobrança de falta, Pirão acertou a trave do goleiro Luiz. O momento era mesmo do time da casa. Com bom domínio de jogo, a equipe seguia com chances e Diego Palhinha também quase marcou.

A pressão do Avaí deu resultado aos 23 do segundo tempo. Após uma lambança do zagueiro Vágner, do Azulão, a bola sobrou para Ronaldo Capixaba, que foi derrubado por Gabriel dentro da área. Na cobrança, Cleber Santana bateu bem e abriu o placar para a equipe catarinense.

Depois do gol, o São Caetano até que tentou melhorar, mas a limitação técnica não deixava. O time paulista até chegou a ter alguma chance, mas não exerceu perigo. No final, o Avaí teve total controle e soube administrar bem a vitória. Resultado que poderia ter sido liquidado até com certa facilidade.

FICHA TÉCNICA
AVAÍ 1X0 SÃO CAETANO

Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data/hora: 22/5/2012 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Auxiliares: José do Nascimento Júnior (DF) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Cartão amarelo: Patric (AVA); Anselmo, Augusto Recife, Gabriel, Diego (SCA)
Público: 4.510 pagantes

GOL: Cleber Santana, 23'/2ºT (1-0)

AVAÍ: Diego, Patric, Renato Santos, Leandro Silva e Aelson (Diogo Orlando, intervalo); Pirão, Mika, Robinho (Diego Palhinha, 17'/2ºT) e Cleber Santana; Felipe Alves (Laércio, 28'/2ºT) e Ronaldo Capixaba - Técnico: Hemerson Maria

SÃO CAETANO: Luiz, Samuel Santos, Gabriel, Vágner e Diego; Augusto Recife, Moradei, Anselmo (Geovane, 32'/2ºT), Marcelo Costa (Aílton, 18'/2ºT) e Pedro Carmona; Somália (Leandrão, 32'/2ºT) - Técnico: Márcio Araújo

Você comentarista: