Sem revanche: Federer para em Tsonga no Canadá

Número três do mundo acabou derrotado pelo carrasco de Wimbledon, nas oitavas do Masters 1000 de Montreal

TÊNISNEWS - 12/08/2011 - 00:09 Montreal (Canadá)

Federer (Foto:Christinne Muschi/Reuters)

E Roger Federer, número três do mundo, não conseguiu sua vingança sobre Jo-Wilfried Tsonga, 16º colocado, da derrota de virada em Wimbledon, e acabou eliminado, na noite desta quinta-feira, nas oitavas de final do Masters 1.000 de Montreal (Canadá), jogado sobre o piso duro.

Tsonga, que havia saído de 2 sets a 0 abaixo em Londres conseguindo até hoje a única virada desta forma na carreira do suíço em Grand Slams, voltou a bater Roger marcando 7-6 (7-3) 4-6 6-1 após 2h05min de duração.

Na partida de hoje Tsonga esteve afiado no serviço e na direita onde fez um buraco no natural da Basileia. Federer teve tudo para ganhar vantagem no primeiro set. Foram três oportunidades de quebra na primeira etapa, um set-point, e duas delas desperdiçadas com bobagens de Federer. No tie-break Tsonga foi pra cima, saiu abrindo 3 a 0 e contou com erros de Federer para fechar por 7-6 (7-3) em 57 minutos.


Tsonga vibra após a vitória sobre Federer (Foto:Christinne Muschi/Reuters)

    

No segundo set Federer conseguiu confirmar sua chance e salvar breaks de Tsonga para liderar o placar com 3-1. Ele foi conduzindo a partida com mais folga até encerrar por 6/4. Na etapa final porém, Tsonga quebrou, fez 3-0 e pegou cada vez mais confiança até dominar um cabisbaixo Roger para marcar 6/1.

Ao todo foram 33 winners do francês contra 31 de Roger. Os erros fizeram a diferença, 32 para Federer e 21 para Jo-Wilfried.

Esta foi a terceira vitória de Tsonga em sete jogos contra Federer. Seu outro triunfo havia sido também em Montreal há dois anos em um jogo peculiar. Federer liderava 5-1 no terceiro set, mas caiu no tie-break.

Federer defendia 600 pontos da final e só somará 90, mas não tem a terceira posição ameaçada.
Thomaz Bellucci, Richard Gasquet, por 7-6 (7-5) 6-3. Almagro chegou a estar com 2-5 abaixo na primeira etapa.

Você comentarista: