Com carnaval ao som dos Beatles, tocha percorre ruas de Londres

Chama olimpíca ganha festa com blocos de carnaval do Brasil em bairros da capital inglesa

Paula Mascára - 21/07/2012 - 17:40 Em Londres (GBR)

Tocha (Foto: Paula Mascára)

A região Norte de Londres preparou um dia com festa brasileira para receber a tocha olímpica, neste sábado. O One Hackney Festival 2012 aconteceu nos bairros de Hackney, Dalston e Shoerditch e levou um pouco de Carnaval para os ingleses.

As bandas Monobloco e Bloco Sargento Pimenta, que transforma músicas dos Beatles em marchinhas de Carnaval nas ruas do Rio de Janeiro, iniciaram uma apresentação em cima de um trio elétrico pela manhã. Milhares de foliões seguiram o show, acompanhados de percusionistas, alguns deles, ingleses, por cerca de três horas.

- Nós fizemos algumas oficinas em Londres e juntamos um grupo de 60 batuqueiros daqui, nossa ala está forte - disse Vanessa Damasco, coordenadora de projetos da Fundição Progresso, que trabalha com os dois grupos.

Carnaval brasileiro faz ingleses caírem no samba em Londres

O convite para participar da festa partiu da organização da Olimpíada, visando uma maior integração com o Rio de Janeiro, sede da próxima edição dos Jogos. Além dos brasileiros, delegações de países latinos e caribenhos também se apresentaram. Mas o que conquistou o público, foi mesmo o som dos Beatles misturado com samba.

- Eu adorei, porque não costumamos ver outras culturas por aqui, ainda mais do Brasil - afirmou a artista plástica britânica, Claire Newton, que, assim como os demais moradores dos bairros, parou para acenar e cantar com os foliões.

Horas depois, no fim da tarde, foi a vez da tocha olímpica percorrer o mesmo caminho. A chama está na capital inglesa desde sexta-feira e vai continuar circulando por Londres durante a próxima semana.

Você comentarista: