Bolt 'passeia' nos 200m rasos e dois brasileiros vão para as semifinais

Jamaicano não teve dificuldade para vencer primeira bateria. Aldemir Gomes e Bruno Lins se classificaram entre os dez melhores tempos. Sandro Viana fica fora

LANCEPRESS! - 07/08/2012 - 08:38 Londres (ING)

Usain Bolt - Eliminatórias 200m - Atletismo (Foto: Johannes Eisele/AFP)

Recordista mundial e olímpico dos 200m rasos, o jamaicano Usain Bolt não teve dificuldade para vencer a primeira bateria da eliminatória da prova, nos Jogos Olímpicos de Londres, e se classificar para a semifinal. Nesta terça-feira, no Estádio Olímpico, o ganhador dos 100m rasos nesta edição fez a marca de 20s39, mas se classificou de forma direta, sem necessidade do tempo. Os três primeiros colocados de cada bateria avançam de fase.

Na mesma bateria, o brasileiro Aldemir Gomes, de 20 anos, chegou em segundo com o tempo de 20s53. Após a prova, ele foi parabenizado por Bolt. O brasileiro Bruno Lins também avançou para as semifinais, com o oitavo tempo.

- Não entendo inglês, então não entendi nada do que ele disse. Mas acho que falou bem de mim. Foi mais um passo, agora é manter a calma. Por estar na raia 9, não tinha tanto controle da prova e dei o meu melhor para me recuperar após uma saída fraca. Cheguei na reta e dei tudo de mim para chegar em segundo - afirmou Gomes, que marcou o décimo tempo no geral.

Na segunda bateria, o francês Christophe Lemaitre, primeiro atleta branco a correr a prova dos 100m abaixo de 10 segundos, chegou em primeiro com o tempo de 20s34 e também se classificou para a semifinal. Na quarta bateria, o jamaicano Yohan Blake, prata nos 100m rasos nesta Olimpíada, venceu com o tempo de 20s38. O brasileiro Bruno Lins terminou na segunda posição, com a marca de 20s52 empatado com o gambiano naturalizado norueguês Jaysuma Saidy Ndure. Ambos passaram para a próxima fase.

- Achei ótimo o meu tempo. Fiquei um pouco nervoso e ansioso, mas isso é normal. Agora quebrei o gelo. Os jamaicanos estão correndo muito bem e isso serve de estímulo - disse Lins.


Bruno Lins terminou em segundo na bateria de Blake (Foto: Gabriel Bouys/AFP)

Na sexta bateria, o brasileiro Sandro Viana não teve bom desempenho e terminou na sétima e última posição, com a marca de 21s05. Com isso, ele não conseguiu as três últimas vagas por tempo.

- Corri o que pude e não passei. Não acordei num dia bom e não consegui encaixar a corrida - afirmou Viana, que ficou com o 43º tempo no geral.

A semifinal será na quarta-feira a partir das 16h10 (de Brasília).

Confira os dez melhores colocados nas eliminatórias:

1) Alex Quiñonez (EQU) - 20s28
2) Warren Weir (JAM) - 20s29
3) Christophe Lemaitre (FRA) - 20s34
4) Yohan Blake (JAM) - 20s38
5) Usain Bolt (JAM) - 20s39
6) Anaso Jobodwana (AFS) - 20s46
7) Wallace Spearmon (EUA) - 20s47
8) Bruno Lins (BRA) - 20s52
9) Jaysuma Saidy Ndure (NOR) - 20s52
10) Aldemir da Silva (BRA) - 20s53

Você comentarista: