06/08/2012 - 19:57

Sarah Menezes é recebida com festa em Teresina

Judoca ganhou recepção de gala dos conterrâneos após o inédito ouro olímpico em Londres

Craque do Futuro
Teresina (PI)

No desembarque em Teresina, Sarah Menezes é recebida como ídolo nacional (Foto: Renan Morais)

A campeã olímpica Sarah Menezes, categoria até 48kg, parou Teresina em sua chegada ao Piauí, nesta segunda-feira, depois de se tornar a primeira judoca brasileira campeã na história dos Jogos Olímpicos. Obter a medalha de ouro entre os ligeiros, em Londres, garantiu à atleta piauiense uma recepção digna de estrela de futebol em sua terra.

- Agradeço a recepção, a festa e o apoio, sobretudo de minha família e comissão técnica - enfatizou a atleta.

Cercada de fãs e conterrâneos desde o desembarque no aeroporto Petrônio Portela, a cajuína – como é carinhosamente apelidada – seguiu em carro aberto do corpo de bombeiros pelas principais avenidas da capital piauiense. Recebida, em seguida, pelo governador do Estado e demais autoridades políticas, Sarah engrossou o coro de reivindicações por maior atenção à modalidade no Piauí.

- O momento, agora, é de pensar daqui para frente. Ajudar novos talentos a serem campeões e revelar novos nomes para o Piauí - pediu.

Sarah subiu no lugar mais alto do pódio após uma vitória com uma sequência de yuko, seguido de um wasari e um estrangulamento sobre a romena Alina Dumitru, então campeã olímpica, em Pequim-2008. O judô feminino brasileiro nunca havia chegado a uma final olímpica, sendo o melhor resultado um bronze de Ketleyn Quadros, conquistado nestes mesmos Jogos de Pequim.

Expedido Falcão, técnico de Sarah desde a infância da atleta, enfatizou que o exemplo recente de Sarah servirá para a obtenção de apoio para que novos atletas foquem os jogos olímpicos do Rio de Janeiro.

- Não se constrói um campeão olímpico em apenas quatro anos. É um trabalho constante de lapidação. Precisamos de mais apoio para novas que novas Sarahs surjam no nosso Estado - pontuou.