11/08/2012 - 06:00

Saiba como será a participação do Rio na festa de encerramento de Londres-2012

LNET! tem acesso ao roteiro da participação do Rio-2016 na festa de encerramento dos Jogos de Londres, que terá Marisa Monte vestida de Iemanjá

Michel Castellar
Enviado Especial a Londres (ING)

Festa de Encerramento dos jogos de Londres - (Foto: Divulgação)

O gari Sorriso ameaçado de prisão por um guarda britânico, a cantora Marisa Monte vestida de Iemanjá e, ao fim, a música Aquele Abraço, de Gilberto Gil, são algumas das atrações preparadas pelo Rio para a sua participação na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, amanhã. Os oito minutos de festa brasileira no evento custaram R$ 20 milhões e servirá para a cidade receber a bandeira olímpica, por ser a próxima sede das competições.

A apresentação carioca começa com o gari Renato Sorriso varrendo o palco do Estádio Olímpico e um guarda tenta prendê-lo. Conhecido por suas apresentações no Sambódromo do Rio, durante o intervalo dos desfiles das escolas de samba, ele tentará dissuadir o policial de sua intenção.

Entram os ritmistas de bateria e, aos poucos, o guarda começa a ceder, até que ocorre um longo abraço. Depois, é a vez de Marisa Monte adentrar ao palco e entoar as Bachianas, de  Heitor Villa-Lobos.

A intenção é a de mostrar a habilidade do brasileiro em recriar, fazer a junção de cultura, como o maestro Villa-Lobos fez na composição ao juntar a música caipira ao estilo de Bach. O vestido da cantora teve por inspiração Iemanjá

A saída de Marisa de cena é a deixa para um mergulho na cultura brasileira. Entram os dançarinos indígenas, capoeiristas e o rapper BNegão. Ele fará uma mistura de rap com samba.

Aliás, o samba estará presente em toda a apresentação. Mas será aparecerá de forma harmoniosa e elegante. Como na voz de Seu Jorge, que interpretará "Nem vem que não tem", de Wilson Simonal, e dará início ao fim da apresentação.

Nesse momento, a modelo Alessandra Ambrósio estará dançando com Seu Jorge. Renato Sorriso a tirará para dançar e Marisa Monte em dupla com o cantor entoará Aquele Abraço, de Gilberto Gil.

Projeções do Cristo Redentor e de asas deltas sobrevoando o público serão feitas por todo o Estádio Olímpico, que terá seu palco transformado em um dos ícones turísticos e mais conhecidos do Rio: o calçadão da Praia de Copacabana.

BANDEIRA OLÍMPICA VAI AO COMPLEXO DO ALEMÃO

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, receberá a bandeira Olímpica na Cerimônia de Encerramento dos Jogos de Londres e no dia seguinte a levará para o Brasil. A previsão é a de que a relíquia seja apresentada ainda na segunda-feira para a presidente Dilma Rousseff, em Brasília.

Em seguida, será levada à Praça do Canhão, em Realengo, na Zona Oeste, e ao Complexo do Alemão - o conjunto de favelas que recebeu o programa de Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP), em novembro de 2010.

Existe a previsão de que em janeiro de 2013 a bandeira Olímpica faça um tour por várias cidades brasileiras. Até lá, a relíquia ficará em exposição no Palácio da Cidade, sede social da prefeitura do Rio, em Botafogo, Zona Sul, até que um pavilhão seja erguido na Cidade Nova, a sede administrativa, no Centro. Quem desejar já poderá visitar o símbolo no Palácio da Cidade.