08/08/2012 - 15:55

De virada, Juliana e Larissa garantem o bronze no vôlei de praia

Brasileiras começam jogo muito mal, mas reagem e superam chinesas Xue e Zhang

LANCEPRESS!
Londres (ING)

Juliana e Larissa deixaram para trás a decepção pela derrota nas semifinais para as americanas Kessy Ross e buscaram a medalha de bronze, nesta quarta-feira, nos Jogos Olímpicos de Londres. Após um primeiro set fraco, as brasileiras se recuperaram e venceram as chinesas Chen Xue e Xi Zhang por 2 sets a 1 (11-21, 21-19 e 15-12), ficando com a terceira colocação na competição.

Mais ligadas no jogo, as chinesas souberam aproveitar melhor os contra-ataques e logo abriram vantagem. Chen Xue e Xi Zhang optaram por forçar o saque, estratégia que deu muito certo. Nesse fundamento, elas complicaram a atuação de Juliana e Larissa na defesa. As brasileiras, aparentando falta de concentração, erraram demais na recepção e no ataque - o set point chinês veio com uma cortada de Juliana que parou na rede. As chinesas venceram fácil o set inicial por 21 a 11.

Na volta para a segunda parcial, as brasileiras mostraram maior concentração e melhoraram seu jogo, embora o saque da dupla chinesa continuasse sendo um problema. Xue/Zhang forçou o serviço em cima de Juliana, que tinha dificuldades em defender bem - foi assim que as chinesas passaram à frente no placar pela primeira vez no set, 13 a 12. Larissa, insistindo em bolas de segunda, oferecia contra-ataques para Chen Xue e Xi Zhang, que mantinham a vantagem de dois pontos. O que salvou o set para as brasileiras foram dois aces seguidos de Larissa, que empataram o jogo em 19 a 19. Os acertos seguidos levantaram o moral de Juliana e Larissa, que fecharam em 21 a 19.

Na raça, Juliana e Larissa garantem o bronze para o Brasil

O tie-break começou como terminou o segundo, com Larissa fazendo estrago no saque. A brasileira fez um ace logo na primeira bola, e dificultou a recepção das chinesas nos serviços seguintes. Nervosas, Chen Xue e Xi Zhang passaram a errar mais, fato que foi revigorando o ânimo e a confiança de Juliana e Larissa. Com a partida na mão, as brasileiras não vacilaram e venceram por 15 a 12.

Ainda nesta quarta-feira, às 17h (horário de Brasília), Kessy/Ross e Walsh/May, ambas dos Estados Unidos, decidem o ouro no torneio olímpico de vôlei de praia feminino.