Reformas no Vale avançam e aproximam Inter de Novo Hamburgo

Promessa é que prefeitura termine abertura de rua atrás do estádio até retorno do Brasileirão. Obras para ampliação da capacidade de 5 mil para 15 mil já iniciaram

Eduardo Moura - 26/06/2013 - 20:32 Porto Alegre (RS)

Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (Foto: Paulo Langaro/Jornal NH)

O Internacional está perto de mudar de casa para a disputa do Campeonato Brasileiro. Apesar da parceria com o Caxias para jogar no Estádio Centenário, o clube de Porto Alegre observa de muito perto as reformas para melhorias do Estádio do Vale, que já começaram. A prefeitura de Novo Hamburgo começou nesta semana os trabalhos para abrir uma rua atrás do local, essencial para a mobilidade urbana e decisiva para que o Colorado passe a mandar jogos do Campeonato Brasileiro já no retorno da competição, daqui dez dias.

O terreno atrás do Estádio do Vale precisava ser cedido para a prefeitura, o que aconteceu. As máquinas já trabalham no local para abrir a via, que facilitaria chegada ao local, entrada para estacionamento e circulação no entorno. O terreno já estava preparado para que isso acontecesse, já que o Novo Hamburgo havia solicitado a rua em 2011, para a disputa do Campeonato Gaúcho. Os dirigentes do Anilado evitam falar publicamente da situação. Depois de algumas declarações, receberam ligações de dirigentes do Inter cobrando as manifestações.

E MAIS:
>Mesmo com saídas, Josimar acredita em Inter forte: 'Vende e não cai'

>Dunga encaminha time para amistoso e testa Jorge Henrique
>Inter planeja novo passo e avanço positivo para ter Júlio Baptista

Outro ponto que já iniciou são as obras para aumento da capacidade do Vale, atualmente em 5 mil lugares. Algumas adequações já foram feitas para esse ano, como retirada de cadeiras. As fundações de uma nova arquibancada já iniciaram. Serão feitas com uma estrutura de arquibancada móvel, mas fixa no local em uma base de concreto, já sendo instaladas, seguindo todas as orientações do Corpo de Bombeiros. A projeção é de 15,5 mil lugares, o que deixaria o estádio apto para receber jogos de competições nacionais. O Novo Hamburgo espera encaminhamento de um pedido de recursos baseado na Lei do Incentivo ao Esporte estadual e projeta gastos em torno de R$ 500 mil para tal mudança.

Como não há acordo firmado, as partes mantém cautela ao falar do assunto. Mas o Internacional já deixou claro, mais de uma vez, que se houvesse um estádio mais próximo de Porto Alegre em que pudesse mandar os jogos, o faria. Como não há, acertou com o Caxias e tem como casa a Serra, cerca de 120km da capital. Com as melhorias no Vale, haveria um local há cerca de 30km da cidade, o que traria menos transtornos para torcida e grupo. A promessa da prefeitura é que de as obras para a rua estejam finalizadas até o retorno do Brasileirão, o que acontece dia 6 de julho.

Máquinas e materiais chegam ao Estádio do Vale para reformas (Foto: João Linden/Jornal NH)

Você comentarista: