30/07/2012 - 15:41

Mano espera análise de fisiologista para definir Seleção

Técnico irá conversar com profissional para saber que atletas deve poupar contra a Nova Zelândia, terceiro adversário nos Jogos Olímpicos de Londres

Valdomiro Neto
Enviado especial a Newcastle (ING)

HOME Gol do Neymar - Brasil x Bielorrússia (Foto: Andrew Yates/AFP)

A Seleção Brasileira deve enfrentar a Nova Zelândia nesta quarta-feira, no St James Park, em Newcastle (ING), com algumas alterações em relação ao time considerado titular. Foi isso que o técnico Mano Menezes deu a entender na sequência de duas entrevistas coletivas que deu, a primeira em Manchester, logo após a vitória sobre a Bielorrússia por 3 a 1, e a segunda nesta segunda, já na cidade inglesa que abrigará o próximo duelo.

O comandante brasileiro indicou, por exemplo, que Ganso deve ter uma chance na equipe titular e que Hulk, com um cartão amarelo, não deve atuar para evitar uma suspensão (dois cartões suspendem, porém eles serão zerados para a fase seguinte). Segundo Mano, a definição do time só se dará após conversa com o fisiologista para saber a condição de cada atleta.

E MAIS:
> Mano elogia 'evolução' de Paulinho e indica que Ralf está fora dos planos
> Seleção é convocada para amistoso contra a Suécia
> Mano nega incômodo com operação antecipada e afaga Ganso

O treinador quer aproveitar o fato de a equipe já ter assegurado a vaga nas quartas de final para poupar os atletas mais desgastados. O curto intervalo (apenas dois dias) entre um jogo e outro na competição olímpica tem sido frequentemente citado pelo técnico como fator de preocupação.

-Temos um fisiologista na delegação exatamente para mensurar isso tudo cientificamente e passar os dados para a comissão para que a recuperação seja cada vez mais rápida. Temos muitos subsídios para tomar as posições de forma correta.

A preservação física dos jogadores, aliás, faz Mano ver uma vantagem a mais em terminar a fase de classificação em primeiro lugar do Grupo C (para não depender do resultado da partida entre Bielorrússia e Egito basta a equipe empatar com os neozelandeses).

No nosso caso é uma questão de logística. Jogaremos a última partida aqui em Newcastle. Ser primeiro noss dá condição de ficar aqui e não ter uma viagem. Tudo que pudermos economizar nessa hora nos dará um ganho muito grande - ressaltou Mano, lembrando que o vencedor da chave jogará a partida das quartas, no sábado, em Newcastle mesmo.

Mano diz que a equipe da Nova Zelândia é um meio termo entre o Egito e a Biolorrússia, os dois primeiros rivais do Brasil.

- Não é uma equipe tão agressiva quanto o Egito, mas nem tão defensiva quanto a Bielorrússia foi. É uma equipe mais técnica, que trabalha bem a bola e está numa situação de ter que nos vencer porque é a única coisa que interessa a eles neste momento. Vamos tomar cuidado para que o jogo se desenvolva do jeito que a gente quer.

TORCIDA PELO BRASIL

No jogo entre Brasil e Bielorrússia, o estádio Old Trafford, em Manchester, recebeu um público muito bom, tendo ficado quase totalmente lotado, ao contrário da estreia brasileira diante do Egito, no Millennium Stadium, em Cardiff. O técnico Mano Menezes diz que a Seleção Brasileira é uma grande atuação em qualquer parte do mundo que passe e que a tendência é sempre o público prestigiar a equipe.

- o futebol foi feito para jogar em casa cheia. Estádio lotado é mais bonito para o jogador. Não tenha dúvida de que estar mais lotado tem a ver com o prestígio da Seleção, da sua história. Ela fez fãs pelo munddo todo. Essa é nossa responsabilidae quando se trabalha nessa Seleção. As pessoas querem ver aquilo que os leva ao estádio. Não pode faltar a intenção de fazer bons jogos, é com esse ojetivo que vamos entrar em Newcastle. Querer oferecer ao torcedor que lota o estádio um futebol de qualidade que o Brasil tradicionalmente sempre ofereceu.

Nesta terça-feira, a Seleção Brasileira fará um treino na Universidade de Newcastle em preparação para o duelo diante da Nova Zelândia. O jogo será na quarta, às 10h30 no horário de Brasilia (14h30 no horário local).

Você comentarista:

  • 3 comentários Comentar

Minuto

Ver todas