República Tcheca vence e elimina a Polônia

Gol de Jiracek garante aos tchecos a primeira colocação do Grupo A e a vaga nas quartas de final da Eurocopa

Raphael Martins - 16/06/2012 - 17:42 Rio de Janeiro (RJ)

A República Tcheca conseguiu uma classificação dramática para as quartas de final da Eurocopa. Em Wroclaw, os tchecos conseguiram calar a torcida da Polônia e venceram por 1 a 0. Jiracek foi o herói da partida.

Além da eliminação em casa, os poloneses deixam o torneio sem vitórias. Isso sem falar que nos dois jogos que empataram chegaram a estar na frente no placar.

A República Tcheca termina de forma surpreendente o Grupo A na primeira colocação. Surpresa pelo fato de ter sido goleada na estreia por 4 a 1 pela Rússia, que por sua vez terminou eliminada para a também surpreendente Grécia. Agora, os tchecos esperam pela definição do Grupo B, neste domingo, para saber quem enfrentarão nas quartas de final.

O JOGO

Precisando da vitória de qualquer maneira, a Polônia partiu para um jogo agressivo. Logo com dois minutos, Dudka acertou a rede de Cech, pelo lado de fora, em tentativa de bicicleta. Atacando com velocidade, os poloneses iam levando muito perigo ao gol tcheco. Lewandowski e Blaszczykowski tiveram chances claras de marcar e não o fizeram.

A intranquilidade polonesa contrastava com a calma adversária. Aos poucos, o meio de campo tcheco foi conseguindo reter a bola. As jogadas de ataque, principalmente com Pilar, começaram a aparecer e Tyton viu sua meta ameaçada. Se o atacante Baros estivesse em seus bons tempos, de quando começou a carreira, a República Tcheca teria marcado.

Até o fim do primeiro tempo, o empate não era ruim para os tchecos. Como não havia saído gol em Varsóvia, estavam com a vaga nas quartas de final. Tudo mudou assim que o árbitro Craig Thomson apitou o término da primeira etapa. Os alto falantes do estádio de Wroclaw anunciavam o gol de Karagounis. Isso significava que o segundo tempo prometia, pois as duas seleções teriam de partir para o tudo ou nada.

Mas o que se viu na segunda etapa foi um domínio da República Tcheca. Os poloneses foram dominados e não conseguiram criar qualquer jogada de ataque. Sivok teve a melhor chance de marcar para os tchecos, em cabeçada na pequena área que Tyton fez uma grande defesa.

A dupla Blaszczykowski e Lewandowski ficou desaparecida no segundo tempo, e a defesa polonesa fazia várias faltas próximas à área. O arqueiro Tyton seguia aparecendo como o principal nome da Polônia no jogo.

O gol era questão de tempo e chegou em um erro polonês. Murawski errou o passe, Baros puxou o contra-ataque e rolou para Jiracek. O meia teve calma para tirar o defensor e bater no canto esquerdo de Tyton.

FICHA TÉCNICA
REPÚBLICA TCHECA 1x0 POLÔNIA

Local: Estádio Municipal, Wroclaw (POL)
Data-Hora: 16/6/2012 - 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Craig Thomson (ESC)
Auxiliares: Alasdair Ross (ESC) e Derek Rose (ESC)
Cartões amarelos: Limbersky, Plasil (RTC); Murawski, Polanski, Wasilewski, Blaszczykowski, Perquis (POL)
Cartão vermelho: Não houve

GOLS: Jiracek, 26'/2ºT (1-0)

REP. TCHECA: Cech, Selassie, Sivok, Kadlec e Limbersky; Hubschman, Plasil, Jiracek (Rajtoral, 38'/2ºT), Kolar e Pilar (Rezek, 43'/2ºT); Baros (Pekhart, 45'/2ºT) - Técnico: Michal Bilek.

POLÔNIA: Tyton, Piszczek, Wasilewski, Perquis e Boenisch; Dudka, Polanski (Grosicki, 10'/2ºT), Blaszczykowski, Murawski (Mierzejewski, 27'/2ºT) e Obraniak (Brozek, 27'/2ºT); Lewandowski - Técnico: Franciszek Smuda.

Você comentarista: