International Board aprova uso de tecnologia no futebol

Por unanimidade, Fifa e federações britânicas vão colocar em prática tecnologia na linha do gol para o futebol

LANCEPRESS! - 05/07/2012 - 14:05 Zurique (SUI)

Terry tira o gol de Devic - Inglaterra x Ucrânia (Foto: Sergei Supinsky/AFP)

A International Board (Ifab) aprovou por unanimidade o uso de tecnologia na linha de gol para o futebol. Com isso, as regras do futebol devem ser mudadas nos próximos encontros, em um dos maiores avanços da História do esporte.

Formada pela Fifa e pelas federações de Gales, Escócia, Inglaterra e Irlanda do Norte, a Ifab é a única entidade capaz de mudar as regras do futebol.

Após campanha feita pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, a Ifab anunciou que irá iniciar os trabalhos para colocar em prática a tecnologia na linha do gol. Ambos os sistemas testados (GoalRef e HawkEye) serão utilizados.

Alex Horne, representante da federação inglesa, anunciou que o uso de tecnologia no futebol irá se restringir à linha de gol:

 - Vamos nos ater a isso. Caso mudássemos muito, isso acabaria com o trabalho e a autoridade do árbitro. Traçamos uma linha aqui. Além disso, não vamos.

Além da tecnologia de linha de gol, a Ifab também aprovou de vez o uso de dois áuxiliares adicionais atrás dos gols, algo que vinha sendo experimentado mundo afora.

As tecnologias de linha de gol têm sido testadas de diversas formas nos últimos nove meses. Com isso, cinco regras do futebol terão emendas para acomodar o uso dessas tecnologias.

De acordo com Jonathan Ford, representante de Gales, as tecnologias de gol vêm como uma ajuda aos árbitros que manterão a soberania em relação à decisão final.

A expectativa é que as tecnologias já sejam usadas no próximo Mundial de Clubes.

Você comentarista: