TROFÉU LANCE

Lance! dá troféus aos vencedores de turno, Osmar Santos para quem ganha o 1º turno e João Saldanha ao melhor do 2º.


Quem disse que em campeonato por pontos corridos só leva prêmio quem chega em primeiro no final da competição? No Brasileirão de turno e returno quem fica em primeiro no término de cada uma das metades da competição ganha os troféus criados pelo LANCE!


O campeão do primeiro turno, ou seja, o líder ao final da 19ª rodada, conquista o troféu Osmar Santos, homenagem a um dos maiores narradores do rádio esportivo de São Paulo e do Brasil.


Zerada a pontuação a partir da rodada número 20, começa a contagem para o troféu João Saldanha, destinado ao melhor do segundo turno. É uma homenagem ao técnico e jornalista que marcou época no Rio de Janeiro e no país (treinou a Seleção Brasileira antes da Copa de 1970). Os troféus são bustos feitos de bronze.


Ambos foram desenvolvidos pelo artista plástico Leo Santana, o mesmo que assina a obra Drummond no Calçadão, uma escultura que virou ponto turístico no Posto 6, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele também assina o Monumental Ary, obra também de bronze instalada no Leme em 2003, ano do centenário do compositor, radialista e rubro-negro Ary Barroso.


Na Europa, onde os torneios por pontos corridos começaram a ser disputados há mais de um século, os times que terminam o primeiro turno na liderança são celebrados como “campeões de inverno”. Os troféus oferecidos pelo LANCE! aos que alcançam a liderança nas duas metades da competição estimulam o desenvolvimento dessa tradição no campeonato brasileiro.


QUEM É OSMAR SANTOS


Osmar Santos nasceu em Osvaldo Cruz (SP), em 28 de julho de 1949. Fez fãs transmitindo futebol nas rádios Jovem Pan, Record e Globo de São Paulo. Na TV foi narrador da Globo na Copa de 1986 e passou por Record e Manchete, pela qual fez a Mundial de 1990, na mesma equipe de João.


Oscar Ulysses (locutor da Rádio Globo de São Paulo) e Odinei Edson (narra Fórmula 1 pela Rádio Bandeirantes) são irmãos de Osmar. Ele também foi o locutor dos comícios das "Diretas Já", campanha de 1984 pelas eleições para Presidência da República, ao lado do então jogador Sócrates, do Corinthians e da Seleção Brasileira. Osmar sofreu acidente automobilístico em 1994, teve traumatismo no cérebro e interrompeu a carreira. Destro até a fatalidade, hoje pinta quadros com a mão esquerda.


QUEM FOI JOÃO SALDANHA


Gaúcho de Alegrete, jornalista como poucos, contestador e de fortes opiniões. Técnico de futebol, brilhou à frente do seu Botafogo e classificou o Brasil para a Copa do Mundo de 1970. Era o "João Sem Medo". Mudou-se para o Rio aos 14 anos, jogou bola profissionalmente, fez parte do Partido Comunista...

João Saldanha foi um grande personagem. Em 1957 o Botafogo o contratou para dirigir o time, mesmo sem que ele tivesse experiência na função. Resutado? Foi campeão estadual. Em 1969, topou o desafio de dirigir a seleção mesmo sendo de esquerda num país sob ditadura militar, ou seja, de direita. Foi afastado do cargo antes da Copa e voltou ao jornalismo. Saldanha morreu em 12 de julho de 1990, em Roma, na Itália, onde foi cobrir a Copa do Mundo para a Rede Manchete de Televisão.




Lance Activo

ir para
Activo
Aqui é você que manda
Fala galera

O Brasileirão é mesmo mais fraco que o Argentino, como diz a IFFHS?

Enviar opiniãoVer resultados

Quem foi o melhor árbitro do Brasileirão?

Enviar opiniãoVer resultados

Quem foi o melhor técnico do Brasilerão?

Enviar opiniãoVer resultados
Envie material para o LANCE!
ÔĽŅ