Cruzeiro levou a Taça Brasil de 66 com show sobre o Santos

Equipe de Tostão, Dirceu Lopes & cia. parou o Santos de Pelé com um impiedoso 6 a 2

LANCEPRESS! - 22/12/2010 - 23:46

Cruzeiro campeão 1966. (Arquivo)

Campeão brasileiro com apenas oito jogos. Sem dar chances aos rivais. E parando com autoridade o Santos de Pelé & Cia. Esse foi o Cruzeiro, campeão da Taça Brasil de 1966 - o agora primeiro título brasileiro do Cruzeiro, segundo a CBF.

A equipe, formada por jovens, que tinha como destaques os craques Tostão e Dirceu Lopes, foi derrubando cada rival que apareceu pela frente. Na final do Zonal Centro, duas goleadas sobre o Americano de Campos.

Depois, uma vitória e um empate com o Grêmio. Em seguida, mais duas vitórias sobre o Fluminense, que entrou direto na fase final. E na grande decisão, uma noite mágica no Mineirão. 

Diante do Santos de Pelé, campeão das últimas cinco edições do torneio, o Cruzeiro abriu 5 a 0 no primeiro tempo e venceu o jogo no Mineirão por 6 a 2. Na volta, no Pacaembu, o Santos foi para o intervalo vencendo por 2 a 0 - o que obrigaria um jogo-extra. Mas o Cruzeiro conseguiu uma grande reação e venceu por 3 a 2, quebrando a hegemonia santista.

A CAMPANHA

Americano (RJ) 0x4 Cruzeiro
Cruzeiro 6x1 Americano (RJ)
Grêmio 0x0 Cruzeiro
Cruzeiro 2x1 Grêmio
Cruzeiro 1x0 Fluminense
Fluminense 1x3 Cruzeiro
Cruzeiro 6x2 Santos
Santos 2x3 Cruzeiro

A DECISÃO

SANTOS 2 X 3 CRUZEIRO
Data: 7/12/1966
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Árbitro: Armando Marques (RJ)
Gols: Pelé e Toninho (SAN); Tostão, Dirceu Lopes e Natal (CRU)

SANTOS: Cláudio, Zé Carlos, Oberdan, Haroldo e Lima; Zito e Mengálvio; Amauri (Dorval), Toninho, Pelé e Edu - Técnico: Lula.
CRUZEIRO: Raul, Pedro Paulo, William, Procópio e Neco; Piazza e Dirceu Lopes; Natal, Tostão, Evaldo e Hílton Oliveira - Técnico: Aírton Moreira.

Você comentarista: