Lancenet

Rio

  • Botafogo
  • Flamengo
  • Fluminense
  • Vasco

São Paulo

  • Corinthians
  • Palmeiras
  • Santos
  • São Paulo

+ Futebol

  • Atlético MG
  • Cruzeiro
  • Grêmio
  • Internacional


Publicada em 24/6/2010 às 10:13

1940: A primeira partida do Corinthians no Pacaembu

Timão estreia no estádio com goleada sobre o Atlético-MG

LANCEPRESS!

Da arquibancada do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o torcedor corintiano já comemorou muitas vitórias. É no Pacaembu, também, que a torcida do Timão se sente em casa.

Mas essa História teve de ter um começo, e a primeira das 887 vitórias do Corinthians conquistadas no tradicional estádio aconteceu em 28 de abril de 1940.
Inaugurado oficialmente um dia antes, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, e outras autoridades, o Pacaembu era o maior estádio da América Latina, com capacidade para 70 mil pessoas.

No dia 28, uma tarde de domingo, a torcida pôde acompanhar a preliminar entre Palestra Itália e Coritiba, vencida pelos paulistas por 6 a 2, no primeiro jogo oficial do estádio. Em seguida, o jogo de fundo. Entrando em campo como o atual tricampeão paulista, os comandados de Del Debbio venceram o Atlético Mineiro por 4 a 2, conquistando, assim, o primeiro triunfo alvinegro no Pacaembu (confia ao lado a ficha).

Entretanto, no domingo seguinte, o Corinthians também conheceu a primeira derrota no local. Pela posse do troféu Cidade de São Paulo, em comemoração ao estádio, os vencedores das primeiras partidas se enfrentariam. E o Palestra Itália sagrou-se campeão: vitória por 2 a 1.

Com o passar dos tempos, o clube do Parque São Jorge viveria ali mesmo, no Pacaembu, muitas alegrias e tristezas. Mas, para os 50 mil torcedores que presenciaram o debute do Timão, essa data ficará na memória.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 4 X 2 ATLÉTICO-MG

JUIZ: José Alexandrino
PÚBLICO: 50.000 presentes
ESTÁDIO: Pacaembu, São Paulo (SP)
GOLS: 4’ 1/°T Servílio (1-0), 11’ 1/°T Manja (1-1), 14’ 1/°T Manja (1-2), 23’ 1/°T Dino (2-2), 2’ 2°T Carlinhos (3-2), 18’ 2°T Lopes (4-2).

CORINTHIANS: Zico (Barcheta), Agostinho e Jango; Sebastião, Brandão e Dino; Lopes, Servílio, Teleco, Joane e Carlinhos. T: Armando Del Debbio

ATLÉTICO-MG: Kafunga, Linton e Evandro; Cafifa (Pedrinho), Jayme e Bala; Manja, Sellado (Paulista), Hamilton, Nicola e Rezende. T: Não disponível

Copie o código abaixo e cole no seu blog

 

<p><a href="">1940: A primeira partida do Corinthians no Pacaembu</a>, LANCEPRESS! - Timão estreia no estádio com goleada sobre o Atlético-MG</P>

 

Fechar






Minuto L! Africa 2010

16h38 Fábio Carille: a mente de Mano Menezes
16h35 Procurado, Parreira diz que não recusou o Corinthians
16h34 Centenário muda panorama de Vasco x Timão
16h33 Em nota oficial, Corinthians nega que tenha procurado Joel Santana
16h31 Ronaldo reafirma que volta está próxima
Error processing SSI file
Error processing SSI file
Untitled Document




Home

LANCE!Activo
Aqui é você que manda
Fala galera

Quem deve entrar no lugar de Jorge Henrique?

Enviar opinião Ver resultados

Iarley merece ser titular após os retornos de Ronaldo e Dentinho?

Enviar opinião Ver resultados

Copyright (c) 2008 Diário LANCE! Todos os direitos reservados