Lancenet

Rio

  • Botafogo
  • Flamengo
  • Fluminense
  • Vasco

São Paulo

  • Corinthians
  • Palmeiras
  • Santos
  • São Paulo

+ Futebol

  • Atlético MG
  • Cruzeiro
  • Grêmio
  • Internacional


Publicada em 10/6/2010 às 10:58

1926: Timão compra o Parque São Jorge

Corinthians compra o local, onde desenvolveu o clube e cresceu ainda mais

Alvinegro só foi disputar primeiro jogo como mandante no estádio em 1928. O último foi em 2002

Alvinegro só foi disputar primeiro jogo como mandante no estádio em 1928. O último foi em 2002 (Crédito: Reginaldo Castro)

Guilherme Cardoso
Guilherme Cardoso SÃO PAULO
Entre em contato
Raphael Freitas
Raphael Freitas SÃO PAULO
Entre em contato


Um ano sem títulos nos torneios, mas com uma grande conquista fora de campo. Se em 1926 o Corinthians terminou o Campeonato Paulista da Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea) na terceira colocação, os corintianos puderam comemorar uma mudança: a compra do Parque São Jorge.

Apesar de ter sido fundado em 1910, o Timão só comprou a atual casa 16 anos depois. E a mudança só ocorreu dois anos após a aquisição. Isso porque, logo após fechar o negócio, o então presidente do clube, Ernesto Cassano, resolveu reformar o estádio. Tudo para acomodar melhor a torcida alvinegra.

Na época, o Parque São Jorge era usado pelo Esporte Clube Sírio, um dos principais rivais na disputa estadual. Vale lembrar que o primeiro jogo do Alvinegro no local foi em 1923, contra o antigo dono. E a estreia não poderia ter sido melhor, com uma vitória por 1 a 0.

Enquanto a reforma em na nova casa não ficava pronta, o Corinthians seguia mandando as partidas no antigo campo da Ponte Grande. Quando a mudança finalmente aconteceu, o primeiro estádio corintiano foi doado para a Associação Atlética São Bento.

Mais do que representar um local para mandar as partidas, o Parque São Jorge tem outra importância na História do Timão. No local onde está localizado o estádio, o clube começou a se desenvolver e foi até criada a sede social.


Pouco espaço
Mesmo com um estádio próprio, o corintiano não teve muitas oportunidades para acompanhar a equipe no local. Tudo pelo crescimento da torcida. A Fazendinha tem capacidade para cerca de 18 mil pessoas. Até por isso, o Alvinegro jogou lá só em 468 oportunidades, com 346 vitórias, 60 empates e 62 derrotas. Foram 1.312 gols marcados pelo Timão e 480 sofridos.

O último compromisso foi contra o Brasiliense, em 3 de agosto de 2002. Em jogo válido pelo Brasileirão, o Corinthians venceu por 1 a 0, com um gol do volante Fabinho.

Atualmente, o Parque São Jorge é usado para treinamentos e jogos de categorias menores. A diretoria tem a ideia de reformá-lo, mas os planos não saem nunca do papel.

Curiosidades do Parque

Fazendinha

No terreno original, além de um campo em que o Sírio mandava seus jogos, havia uma fazenda. Daí o apelido de Fazendinha, utilizado até hoje.

Padroeiro
Após a chegada ao Parque São Jorge, o Corinthians adotou o santo como seu padroeiro. Construiu uma capela em homenagem a São Jorge dentro do clube.

Remo
Com a proximidade ao Rio Tietê, passou também a praticar remo. Desse esporte surgiram a âncora e os remos que estão até hoje no escudo oficial do clube.

Funcionários
De acordo com o relatório de sustentabilidade de 2009, o clube atualmente possui 844 funcionários. Entre eles 52 jogadores do futebol profissional e 97 do futebol amador.

Consumo
Ainda segundo o relatório, o Parque São Jorge é a maior sede social de um clube no Brasil e consome 17.923,89 gigajoules (GJ) de energia por mês e 15.637 metros cúbicos de água.

Projeto inicial da abertura da Rua São Jorge. (Crédito: Arquivo Corinthians)

Copie o código abaixo e cole no seu blog

 

<p><a href="">1926: Timão compra o Parque São Jorge</a>, LANCEPRESS! - Corinthians compra o local, onde desenvolveu o clube e cresceu ainda mais</P>

 

Fechar






Minuto L! Africa 2010

16h38 Fábio Carille: a mente de Mano Menezes
16h35 Procurado, Parreira diz que não recusou o Corinthians
16h34 Centenário muda panorama de Vasco x Timão
16h33 Em nota oficial, Corinthians nega que tenha procurado Joel Santana
16h31 Ronaldo reafirma que volta está próxima
Error processing SSI file
Error processing SSI file
Untitled Document




Home

LANCE!Activo
Aqui é você que manda
Fala galera

Quem deve entrar no lugar de Jorge Henrique?

Enviar opinião Ver resultados

Iarley merece ser titular após os retornos de Ronaldo e Dentinho?

Enviar opinião Ver resultados

Copyright (c) 2008 Diário LANCE! Todos os direitos reservados