Lancenet

Rio

  • Botafogo
  • Flamengo
  • Fluminense
  • Vasco

São Paulo

  • Corinthians
  • Palmeiras
  • Santos
  • São Paulo

+ Futebol

  • Atlético MG
  • Cruzeiro
  • Grêmio
  • Internacional


Publicada em 2/6/2010 às 14:21

1918: Corinthians teve seu primeiro estádio

Na inauguração da Ponte Grande, um empate com o Palestra Itália

O Corinthians teve seu estádio já em 1918. Local, hoje, é uma ponte

O Corinthians teve seu estádio já em 1918. Local, hoje, é uma ponte (Crédito: Arquivo/Corinthians)

Rodrigo Vessoni
Rodrigo Vessoni SÃO PAULO
Entre em contato


A obsessão pela construção de um estádio poderia não existir se a primeira casa tivesse sido mantida e, talvez, modernizada. Em 1918, com apenas oito anos de existência, o Corinthians já tinha campo próprio.

O primeiro estádio do Timão foi construído na extinta Rua Itaporanga, na Ponte Grande, em um terreno arrendado da Prefeitura. Atualmente, no local, está localizada a Ponte das Bandeiras, que interliga a porção Norte da Avenida Santos Dumont, no bairro de Santana, à Sul da mesma avenida, no Bom Retiro.

O jogo de inauguração ocorreu no dia 17 de março daquele ano. O amistoso com o Palestra Itália (antigo Palmeiras) terminou empatado, por 3 a 3. No estádio, o Corinthians conquistaria o bicampeonato paulista, em 1923, ao bater o São Bento (3 a 0).

Segundo o “Almanaque do Timão”, escrito pelo jornalista Celso Unzelte, a equipe atuou no estádio até 1927. Foram 70 vitórias, 11 empates e 11 derrotas em 92 jogos.

A Ponte Grande, como era chamado o estádio no local, pode ser considerada uma espécie de “palco de luxo”, já que a equipe mandava seus jogos anteriormente no Parque Antarctica, na ocasião, ainda pertencente à Liga Paulista de Futebol.

Antes de iniciar no futebol oficial (hoje, chamado de profissional), os alvinegros viviam situação ainda pior: usavam o campo “lenheiro”, um terreno alugado de um vendedor de lenha. Era a época da várzea. O campo ficava entre as ruas Ribeiro de Lima, Prates e José Paulino, no bairro do Bom Retiro. Segundo Celso Unzelte, os próprios jogadores tinham de limpar e aplanar o gramado onde, entre 1910 e 1912, o Corinthians se tornou o Galo da Várzea Paulistana.


Doação da Ponte Grande
Em 1928, com a inauguração do Parque São Jorge, atual sede alvinegra, o estádio da Ponte Grande foi repassado pelos corintianos para a Associação Atlética São Bento, clube de destaque no início do século, campeão paulista de 1914 e 1925. A equipe continuou até 1935, quando foi extinta após a chegada do profissionalismo.

Osso duro de roer!


Crédito: Arquivo / Sport Club Corinthians Paulista

Em 1918, ocorreu o terceiro duelo entre Corinthians e Palestra Itália. Antes do jogo, os jogadores alvinegros almoçavam em uma pensão quando um osso quebrou a vidraça. No objeto, os dizeres: “Corinthians é canja para o Palestra”. Após o empate, por 3 a 3, o osso foi guardado pelo Timão, mas com a seguinte frase: “Este osso era para a canja e não cozinhou por ser duro demais”.

Primeira partida interestadual

O ano de 1918 também foi marcado pela estreia do Corinthians em âmbito interestadual. No dia 1 de dezembro, o Alvinegro disputou um amistoso contra o Flamengo, na Rua Paysandu (antigo campo do clube rubro-negro), no Rio. De virada, a equipe venceu os donos da casa, por 2 a 1. E ainda teve um pênalti desperdiçado por Bororó, na etapa final.

Curiosidades de 1918

1 de março
Nasce João Goulart, o vigésimo presidente da História do Brasil.

18 de julho
Nasce Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e maior representante do movimento contra o apartheid.

11 de novembro
Termina a Primeira Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha, às 11h.
O confronto durou quatro anos e tinha começado em 28 de julho de 1914.

Copie o código abaixo e cole no seu blog

 

<p><a href=""> 1918: Corinthians teve seu primeiro estádio</a>, LANCEPRESS! - Na inauguração da Ponte Grande, um empate com o Palestra Itália</P>

 

Fechar






Minuto L! Africa 2010

16h38 Fábio Carille: a mente de Mano Menezes
16h35 Procurado, Parreira diz que não recusou o Corinthians
16h34 Centenário muda panorama de Vasco x Timão
16h33 Em nota oficial, Corinthians nega que tenha procurado Joel Santana
16h31 Ronaldo reafirma que volta está próxima
Error processing SSI file
Error processing SSI file
Untitled Document




Home

LANCE!Activo
Aqui é você que manda
Fala galera

Quem deve entrar no lugar de Jorge Henrique?

Enviar opinião Ver resultados

Iarley merece ser titular após os retornos de Ronaldo e Dentinho?

Enviar opinião Ver resultados

Copyright (c) 2008 Diário LANCE! Todos os direitos reservados