Concurso definirá pôster do Rio para Copa de 2014

Prefeitura abriu concorrência para escolher imagem da cidade no Mundial. Inscrições foram abertas nesta quarta

Igor Siqueira - 04/07/2012 - 11:21 Rio de Janeiro (RJ)

concurso para poster do Rio na Copa-2014‏ - (Foto:Igor Siqueira)

A Prefeitura do Rio lançou nesta quarta-feira o concurso para escolher o pôster que será a imagem da cidade na Copa do Mundo de 2014. Segundo o subsecretário de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design, Washington Fajardo, o vencedor será quem melhor conseguir refletir a paixão do carioca pelo futebol.

- É o primeiro concurso após o Rio receber o título de patrimônio da humanidade. O cartaz representa o desafio de sintetizar uma imagem que represente bem a experiência do futebol no Rio. Sabemos que são 12 cartazes, mas sabemos que este será o mais bonito – afirmou Fajardo.

Além de ter seu trabalho como símbolo da Cidade Maravilhosa, o vencedor ainda terá direito a R$ 20 mil como prêmio. O segundo colocado não será utilizado, mas ganhará R$ 15 mil e o terceiro ficará com R$ 10 mil. O concurso é aberto a profissionais e empresas de todo o país.

As inscrições vão até o dia 17 de agosto e devem ser feitas através do email postersederio@gmail.com ou de forma presencial, segundo edital disponível no site da subsecretaria a partir de sexta-feira. O concurso já foi publicado no Diário Oficial do Município.

Para julgar os trabalhos, sete pessoas foram designadas, incluindo representantes da Empresa Olímpica Municipal, da Subsecretaria de Patrimônio e do marketing das cidades-sede do Mundial, além de três designers.

Assim que for escolhido pelo júri carioca, o projeto será encaminhado para as áreas de design e jurídica da Fifa para aprovação. A iniciativa é para assegurar que não houve plágio nem que haja facilidade em copiar o trabalho vencedor.

A entidade, apesar de achar a iniciativa interessante, está preocupada com a possibilidade de atrasar o cronograma de apresentação das peças de marketing. O Rio é a única sede que abriu concurso.

- As outras cidades já estão trabalhando internamente, contratando agências para escolher o pôster. Só o Rio fez o edital. É bom porque promove a participação da socedade, mas temos prazos a cumprir e várias coisas a apresentar neste ano, como mascote da Copa. Burucracia é sempre complicada - afirmou Alexandre Massura, diretor de marketing das cidades-sede da Copa.

Você comentarista: