Oswaldo de Oliveira é o novo técnico do Botafogo

Treinador aceita proposta da diretoria do clube carioca, e assumirá o comando do Alvinegro para a temporada-2012


Marcelo Benevides
- 01/12/2011 - 20:00 Rio de Janeiro (RJ)

Comemoração de Oswaldo de Oliveira (Foto: Divulgação)

O Botafogo prometeu agir rapidamente e cumpriu. Oswaldo de Oliveira vai comandar o time na próxima temporada. Os dirigentes alvinegros chegaram a um acordo com o treinador e, agora, esperam pelo seu desligamento oficial do Kashima Antlers (JAP), com o qual tem contrato até 1 de janeiro de 2012.

Receba antes as novidades do Fogão no seu celular!


   

Oswaldo de Oliveira volta ao futebol brasileiro depois de cinco anos (Foto: Divulgação)

Embora a diretoria alvinegra não tenha divulgado oficialmente, o LANCENET! apurou que o treinador deixou tudo acertado. Questões como tempo de contrato e salários já estão acordadas, restando apenas a formulação do compromisso que, inicialmente, deve durar até o fim de dezembro de 2012.

O advogado que representa Oswaldo de Oliveira vai passar o fim de semana fora do Rio de Janeiro e deve retornar na segunda-feira, quando se reunirá com os dirigentes do clube para selar o acordo. Só então o anúncio oficial poderá ser feito.

A cúpula do futebol alvinegra esteve reunida durante toda a quinta-feira. O interesse por Oswaldo aumentou depois de os dirigentes entenderem que o número 1 da lista, Paulo Autuori, dificilmente se desligaria do Qatar imediatamente. Com isso, a opção pelo ex-treinador de Corinthians, Vasco, Flu e outros se tornou a mais viável.

Após a demissão de Caio Junior, a intenção do Botafogo ficou clara em contar com alguém com um currículo expressivo. Nesta linha de pensamento, os dirigentes mapearam nomes que pudessem se encaixar no perfil desejado. Paulo Autuori era o favorito, enquanto Oswaldo vinha logo atrás na preferência. Ele ganhou corpo diante da impossibilidade de Autuori romper com a Federação do Qatar, cujo contrato vai até maio de 2012.

Oswaldo de Oliveira, que completa 61 anos na próxima segunda-feira, retorna ao Brasil depois de cinco temporadas no futebol japonês.

TRAJETÓRIA VITORIOSA NO BRASIL

Oswaldo tem uma trajetória marcada por títulos importantes no futebol brasileiro. Pelo Corinthians, conquistou o Paulista e o Brasileiro de 1999 e um Mundial de Clubes da Fifa, no começo de 2000. No mesmo ano, participou das campanhas vitoriosas do Vasco na Copa João Havelange e na Copa Mercosul, embora tenha saído do clube antes do fim das duas competições, por divergências com a diretoria.

O treinador ainda teve duas passagens pelo Fluminense, e chegou à semifinal do Brasileiro com o Tricolor, em 2001. A segunda passagem foi em 2006, quando a equipe caiu também na semifinal, mas da Copa do Brasil. Oswaldo foi campeão paulista com o São Paulo em 2002, e ainda treinou, posteriormente, Flamengo, Corinthians, Vitória, Santos, Al-Ahli (Arábia Saudita) e Cruzeiro.


No Japão, Oswaldo trabalhava com ajuda de um intérprete (Foto: Divulgação)

   

ÍDOLO NO JAPÃO

A chegada de Oswaldo de Oliveira ao Japão aconteceu em 2007. Logo em sua primeira temporada, conquistou a J-League (Campeonato Japonês) e a Copa do Imperador. Nas duas temporadas seguintes, ainda venceria por mais duas vezes a liga nacional japonesa, sagrando-se o único técnico tricampeão da História do futebol daquele país. Ele venceu também a Supercopa do Japão em 2009.

Suas conquistas o fizeram ser eleito por três vezes o melhor técnico da J-League, outro recorde. Entre os torcedores japoneses, ele é conhecido como 'Mágico de Oz'. Por mais de uma vez, fez discursos emocionados aos torcedores do Antlers, após vitórias em jogos decisivos, o que o fez entrar de vez no coração da torcida local.

Você comentarista: