Contra o Botafogo, Atlético-MG pode terminar primeiro turno como líder

Galo só precisa vencer, em casa, para garantir o título simbólico do primeiro turno. Pontuação pode ser maior da história

Frederico Ribeiro - 18/08/2012 - 08:00 Belo Horizonte (MG)

As imagens de Atlético-GO 1 x 1 Atlético-MG (Foto: Carlos Costa)

O Atlético-MG faz uma campanha no Brasileiro tão perto da perfeição que, se vencer o Botafogo, neste domingo, já vai garantir o título simbólico do primeiro turno.

Tudo isso tendo ainda que jogar mais dois jogos para fechar a primeira metade da competição.

Para superar uma equipe que costuma aprontar para cima do Atlético-MG, a força do Independência será essencial. Invicto em casa, o Galo volta a jogar em Belo Horizonte querendo usar sua torcida como um grande diferencial.

– Vamos atuar agora em casa, contra o Botafogo, adversário difícil, mas lá teremos a torcida, que vai comparecer em grande número e nos empurrar. Temos de recuperar o ponto perdido – disse Bernard.

Apesar de ganhar o primeiro turno ser apenas um feito válido para estatísticas, o fato de garantir a liderança até o fim das primeiras 19 rodadas será importante para o líder.

Caso consiga passar por cima do Fogão, o Atlético-MG chegará  aos 42 pontos e vai para o clássico contra o Cruzeiro sabendo que não será mais ultrapassado por ninguém.

– Esperamos conquistar os seis pontos que faltam, acabar este primeiro turno com máximo de pontos possíveis, pensamento é este somar
pontos o ficar em primeiro lugar - declarou Ronaldinho Gaúcho.

Além disso tudo, o Atlético sabe que poderá ampliar ainda mais seu rendimento nesta primeira metade de torneio, já que tem o jogo contra o
Flamengo a se fazer. Consequentemente, é mais uma chance de aumentar a vantagem para o Tricolor Carioca e o Vasco, já que os dois se enfrentam na 19ª rodada.

Vale ressaltar ainda que há chances do Atlético ser nomeado campeão do primeiro turno mesmo sem entrar em campo. Basta o Fluminense ser derrotado pelo Sport, neste sábado, às 18h30, no Estádio Raulino de Oliveira (RJ).

Galo pode ter maior pontuação de turno, desde 2003

Além de poder erguer a taça simbólica de campeão do primeiro turno com dois jogos antes de completar os 19 desta etapa inicial do Brasileiro, o Atlético pode alcançar uma marca de maior campeão do turno em pontuação somada.

Mas não será fácil quebrar esse recorde. Para alcançar essa marca, o Galo terá que vencer o Botafogo, passar pelo Cruzeiro e triunfar no Rio, diante do Flamengo.

Se conseguir, somará 9 pontos e terminará o primeiro turno com absurdos 48 pontos, em 57 disputados. O detendor do recorde é o rival Cruzeiro, que ao fim do primeiro turno de 2003, somava 47 pontos. A diferença é que, na época, o turno tinha 23 partidas.

Para o técnico Cuca, a chance de quebrar essa marca é sinônimo de que o trabalho do Galo nesta primeira metade de Brasileiro é prova do trabalho bem feito.

– O nosso time encaixou, não ganhou nada ainda, mas  fizemos um primeiro turno brilhante. Muita gente falava que iríamos cair, mas vamos jogar jogo a jogo, vamos ver, acho muito difícil manter 80% de aproveitamento, mas vamos tentar.

Aproveitamento dos campeões de turno, desde 2003
2003 - Cruzeiro - 47 pontos na 23ª rodada - 68% de aproveitamento
2004 - Santos - 41 pontos na 23ª rodada - 59,4% de aproveitamento
2005 - Corinthians - 42 pontos na 21ª rodada - 66,7% de aproveitamento
2006 - São Paulo - 38 pontos na 19ª rodada - 66,7% de aproveitamento
2007 - São Paulo - 39 pontos na 19ª rodada - 68,4% de aproveitamento
2008 - Grêmio - 41 pontos na 19ª rodada - 71,9% de aproveitamento
2009 - Internacional - 37 pontos na 19ª rodada - 64,9% de aproveitamento
2010 - Fluminense - 38 pontos na 19ª rodada - 66,7% de aproveitamento
2011 - Corinthians - 37 pontos na 19ª rodada - 64,9% de aproveitamento
2012 - Atlético Mineiro - 42* pontos na 18ª rodada** - 82,3% de aproveitamento

* Se vencer o Botafogo

** Faltarão dois jogos para o Galo fechar o turno

Você comentarista: